O ar condicionado inverter é uma das melhores opções de climatização que podem ajudá-lo a vencer as baixas e as altas temperaturas sem qualquer incômodo. Mas, apesar de ser um tipo de ar-condicionado extremamente eficiente, você pode encontrar pessoas com opiniões variadas sobre os equipamentos que possuem a tecnologia inverter, alguns dos quais podem acabar te fazendo desistir da compra.
Então, antes de destruir alguns desses mitos, vamos entender o que é exatamente um ar-condicionado Inverter. Este é um aparelho que controla a velocidade do compressor do motor — por meio do seu inversor (daí o nome — responsável pela regulação da temperatura. Essa função acaba tornando o ar-condicionado mais eficiente, deixando a temperatura no ambiente estável e consumindo menos energia.
Mas para que você entenda de uma vez por todas porque vale a pena comprar um Inverter, neste artigo, reunimos alguns mitos comuns e os fatos por trás deles. Acompanhe:
1. Os aparelhos Inverter consomem muita energia
Muitos acreditam que o ar-condicionado Inverter, por ter uma melhor capacidade de resfriamento, consome uma alta quantidade de energia elétrica, afetando significativamente suas contas mensais de luz. Na realidade, conforme mencionamos acima, é exatamente o oposto. O Inverter, ao conseguir controlar o funcionamento do motor, reduz sua velocidade quando a temperatura ideal é alcançada, acaba reduzindo também o consumo de energia da rede. Esses aparelhos foram lançados justamente com a intenção de reduzir a quantidade de energia e não pesar no bolso do consumidor.
2. O Inverter não é mais eficiente do que outros modelos
Este não é bem o caso. Os aparelhos de ar condicionado Inverter já apresentaram resultados muito melhores do que seus concorrentes, como o Split comum e o de janela. O inversor do aparelho, que funciona como um microcontrolador programável que determina a velocidade das unidades de execução, não só auxilia na redução do consumo de energia elétrica, como na eficiência com que o ar-condicionado alcança a temperatura desejada e a mantém, sem causar oscilações no ambiente.
3. O ar-condicionado Inverter ocupa muito espaço
Ao contrário do primeiro ar-condicionado Inverter, fabricado há alguns anos, os aparelhos mais recentes são comparativamente menores em tamanho e possuem uma aparência mais elegante. Eles podem ser facilmente instalados em uma parede e não ocupam muito espaço, a condensadora, onde fica o motor para resfriamento do ar, é instalada na área externa, sem ocupar espaço do seu ambiente interno.
4. Este modelo não pode ficar ligado por muito tempo
Geralmente, os aparelhos de ar-condicionado mantém uma corrente alternada padrão por um determinado período e depois a desligam quando a temperatura está suficientemente fria. Portanto, muitos acreditam que mesmo um Inverter requer pausas periódicas. Bem, não exatamente. Na verdade, esses aparelhos são corretamente capazes de ajustar o resfriamento com base na temperatura. Então, você não precisa constantemente mudar a temperatura manualmente, pois o ar-condicionado Inverter faz isso por você.
5. O ar-condicionado Inverter é muito caro
Se você não fez uma boa pesquisa sobre o ar-condicionado Inverter provavelmente você vai acabar achando que eles não são mesmo para o seu bolso. Mas isso não está nem perto da realidade. A maioria dos modelos atuais de Inverter possui os recursos mais recentes e pode caber facilmente seu orçamento, basta pesquisar e encontrar o aparelho ideal!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso chat que estamos prontos para atendê-lo!