Leitura: 3min

5 mitos sobre o ar-condicionado Inverter que você precisa saber

Dufrio Refrigeração

16 jun 2017

Compartilhe:

ar condicionado inverter é uma das melhores opções de climatização que podem ajudá-lo a vencer as baixas e as altas temperaturas sem qualquer incômodo. Mas, apesar de ser um tipo de ar-condicionado extremamente eficiente, você pode encontrar pessoas com opiniões variadas sobre os equipamentos que possuem a tecnologia inverter, alguns dos quais podem acabar te fazendo desistir da compra.

Então, antes de destruir alguns desses mitos, vamos entender o que é exatamente um ar-condicionado Inverter. Este é um aparelho que controla a velocidade do compressor do motor — por meio do seu inversor (daí o nome — responsável pela regulação da temperatura. Essa função acaba tornando o ar-condicionado mais eficiente, deixando a temperatura no ambiente estável e consumindo menos energia.

Mas para que você entenda de uma vez por todas porque vale a pena comprar um Inverter, neste artigo, reunimos alguns mitos comuns e os fatos por trás deles. Acompanhe:

 

1. Os aparelhos Inverter consomem muita energia

Muitos acreditam que o ar-condicionado Inverter, por ter uma melhor capacidade de resfriamento, consome uma alta quantidade de energia elétrica, afetando significativamente suas contas mensais de luz. Na realidade, conforme mencionamos acima, é exatamente o oposto. O Inverter, ao conseguir controlar o funcionamento do motor, reduz sua velocidade quando a temperatura ideal é alcançada, acaba reduzindo também o consumo de energia da rede. Esses aparelhos foram lançados justamente com a intenção de reduzir a quantidade de energia e não pesar no bolso do consumidor.

2. O Inverter não é mais eficiente do que outros modelos

Este não é bem o caso. Os aparelhos de ar condicionado Inverter já apresentaram resultados muito melhores do que seus concorrentes, como o Split comum e o de janela.  O inversor do aparelho, que funciona como um microcontrolador programável ​​que determina a velocidade das unidades de execução, não só auxilia na redução do consumo de energia elétrica, como na eficiência com que o ar-condicionado alcança a temperatura desejada e a mantém, sem causar oscilações no ambiente.

3. O ar-condicionado Inverter ocupa muito espaço

Ao contrário do primeiro ar-condicionado Inverter, fabricado há alguns anos, os aparelhos mais recentes são comparativamente menores em tamanho e possuem uma aparência mais elegante. Eles podem ser facilmente instalados em uma parede e não ocupam muito espaço, a condensadora, onde fica o motor para resfriamento do ar, é instalada na área externa, sem ocupar espaço do seu ambiente interno.

4. Este modelo não pode ficar ligado por muito tempo

Geralmente, os aparelhos de ar-condicionado mantém uma corrente alternada padrão por um determinado período e depois a desligam quando a temperatura está suficientemente fria. Portanto, muitos acreditam que mesmo um Inverter requer pausas periódicas. Bem, não exatamente. Na verdade, esses aparelhos são corretamente capazes de ajustar o resfriamento com base na temperatura. Então, você não precisa constantemente mudar a temperatura manualmente, pois o ar-condicionado Inverter faz isso por você.

5. O ar-condicionado Inverter é muito caro

Se você não fez uma boa pesquisa sobre o ar-condicionado Inverter provavelmente você vai acabar achando que eles não são mesmo para o seu bolso. Mas isso não está nem perto da realidade. A maioria dos modelos atuais de Inverter possui os recursos mais recentes e pode caber facilmente seu orçamento, basta pesquisar e encontrar o aparelho ideal!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso chat que estamos prontos para atendê-lo!

Compartilhe:

Próximo...

Ar-condicionado quente e frio: por que investir na compra de um?

Enquanto a temperatura média anual em grande parte Brasil fica acima dos 20ºC

Leia também

Como a tecnologia inverter contribui para a economia de energia?
Ar Condicionado
Conteúdo para Instalador
Dicas

Como a tecnologia inverter contribui para a economia de energia?

A conta de luz é, sem dúvida, uma das despesas que mais pesam no orçamento das famílias e empresas. Seja em uma residência com aparelhos de ar-condicionado ligados durante o verão, em um escritório repleto de computadores e sistemas de climatização, ou em um supermercado que precisa manter refrigeradores ligados

Descarte sustentável é a sua vantagem competitiva
Conteúdo para Instalador
Dicas
Dicas de Economia

Descarte sustentável é a sua vantagem competitiva

Seja você um técnico experiente, um instalador dedicado ou à frente de uma empresa do setor, sabemos que o seu dia a dia é corrido. São chamados de emergência, manutenções preventivas, instalações complexas e a constante busca por soluções que atendam às necessidades dos seus clientes. No meio dessa rotina

Tipos de filtro de ar-condicionado e como escolher o ideal
Ar Condicionado
Comercial
Dicas

Tipos de filtro de ar-condicionado e como escolher o ideal

O ar-condicionado moderno vai além do controle de temperatura. Com a qualidade do ar interior se tornando uma prioridade, os filtros são peças-chave para garantir ambientes saudáveis. Este conteúdo detalha os principais tipos de filtros — HEPA, íons, carvão ativado e outros — explicando como funcionam, seus benefícios e aplicações.

Ar-Condicionado: Guia para você escolher sem medo de errar
Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Ar-Condicionado: Guia para você escolher sem medo de errar

Imagine chegar em casa em um dia de verão escaldante, abrir a porta e ser recebido por uma onda de frescor. Ou, no inverno, escapar do frio cortante para o aconchego de um ambiente perfeitamente aquecido. O ar-condicionado deixou de ser um artigo de luxo para se tornar um aliado