Na hora de comprar o ar-condicionado, muita gente acaba se complicando e deixando de fazer um bom negócio. É comum o consumidor fazer a compra pelo preço, deixando de lado várias pontos importantes para conseguir a melhor performance do aparelho.
Por isso, nós resolvemos mostrar algumas dicas para escolher o melhor ar-condicionado de acordo com alguns aspectos que podem influenciar diretamente no seu rendimento – e, consequentemente, no conforto, na saúde e no consumo de energia elétrica. Veja como escolher o melhor ar-condicionado e climatizar sua casa da forma certa para o bem estar da família.
Tamanho do ambiente influencia na escolha do melhor ar-condicionado
Tamanho do ambiente influencia na escolha do melhor ar-condicionado, são vários os tipos de sistemas condicionadores de ar, janela, Split, Inverter e portátil, assim como são vários também os tamanhos dos ambientes que serão climatizados. Então como escolher a quantidade certa de BTUs (British Thermal Unit), ou seja, a capacidade do aparelho?
De um modo geral, para calcular a necessidade térmica de climatização de um ambiente, devem ser levados em consideração a orientação solar do ambiente, número de pessoas, aberturas (janelas e portas), espessura das paredes, tipo de utilização, eletrodomésticos e outros itens que dissipem calor.
Pensando em facilitar a medição da quantidade de BTUs, a Dufrio criou uma calculadora online que permite a você escolher o modelo mais adequado para o ambiente de casa ou do escritório. Acesse agora a Calculadora de BTU/h Dufrio para acertar na escolha do aparelho de ar-condicionado.*.
É bom lembrar que a escolha da capacidade errada para climatizar o ambiente poderá aumentar demais o consumo de energia e diminui a vida útil do compressor.
Estações muito bem definidas? Veja qual o melhor ar-condicionado
Já se você mora em uma região em que as estações são muito bem definidas, o melhor ar-condicionado é o que tanto refrigera quanto aquece o ambiente, o chamado duplo-ciclo. Ele é o que, nesse caso, apresenta o melhor custo-benefício: além de valer por dois em um só aparelho, ainda faz bem à saúde. Isso porque na função aquecedor ele estabiliza a umidade do ar, evitando que o ressecamento cause as alergias tão comuns aos climas frios.
Por outro lado, muito se engana quem pensa que o ar-condicionado quente e frio é muito mais caro do que os aparelhos que apresentam apenas uma função: a diferença média varia entre 2% e 10%, investimento que é compensado de longe pelos seus benefícios. E você ainda pode escolher o melhor ar-condicionado quente-frio de acordo com a decoração ou arquitetura da sua casa, já que ele é encontrado nos modelos Split, janela, piso/teto ou cassete.
O Melhor ar-condicionado é o que oferece bem estar
Conforto, bem estar e saúde em dia. O melhor ar condicionado é o que melhora a sua qualidade de vida. Muita gente não sabe, mas há aparelhos que protegem o usuário de odores e substâncias nocivas à saúde, fazem bem para a pele, ionizam e esterilizam o ar. É o caso de alguns ar condicionados, principalmente os Inverter, que eliminam até 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o H1N1.
Enquanto os aparelhos convencionais funcionam com ciclos liga/ desliga, operando sempre em potência máxima do compressor, o Sistema Inverter varia em função da temperatura desejada, aumentando a rotação gradativamente, evitando picos de energia. Além disso, ele alcança a temperatura que se quer muito mais rapidamente que os comuns, com pouquíssima oscilação, como você pode ver no esquema abaixo:
Para se ter uma ideia, o Springer Inverter Midea Wifi, por exemplo, reduz o consumo de energia em até 60% no modo normal e em até 74% na função Eco Noite em relação aos modelos convencionais. A diferença de preço é compensada rapidamente com a economia na conta de luz.
Se quiser ter a certeza de estar levando o melhor ar condicionado para a saúde do seu bolso, use a calculadora de consumo antes de realizar a compra.
E então, pronto para escolher o melhor ar-condicionado para a sua residência? Compartilhe conosco sua opinião aqui, nos comentários!
*Lembrando que a calculadora tem como objetivo servir apenas como referência para a compra do seu ar condicionado, não levando em conta o local e condições que o aparelho será instalado. A Refrigeração Dufrio sempre recomenda aos seus clientes que entre em contato com um técnico de instalação para aprovação, mediante a análise e vistoria prévia do local.