Adquirir um equipamento de ar-condicionado é para muitas pessoas um momento bastante especial, pois simboliza conforto e bem-estar.
No entanto, no entusiasmo da compra é provável que se deixe para pensar no que vai fazer durante a instalação somente depois.
Da mesma forma é possível que eventualmente o ar-condicionado, quando já em uso, apresente algum tipo de irregularidade ou, por alguma casualidade, venha a quebrar (algum componente, por exemplo).
Tanto em um caso como em outro é extremamente importante, contudo, observar algumas condutas básicas de precaução: evitar intervir no equipamento sem conhecimento próprio adequado e buscar profissionais capacitados para isso.
Nesse ponto a atuação de um profissional de instalação e manutenção é crucial para a boa experiência com o aparelho.
Isso porque esse tipo de profissional tem todo o preparo necessário para identificar problemas no funcionamento e promover os reparos cabíveis.
É, portanto, bastante recomendado contar com ele.
Se você ainda não entende bem o porquê, veja melhor a seguir de que forma essa medida evita “dores de cabeça” e até mesmo a inutilização do seu aparelho sem necessidade, quando, na verdade, existe maneira de bem recuperá-lo:
Certeza do conhecimento necessário
Quando você aciona um profissional adequado que faça instalação e manutenção do ar-condicionado, o primeiro passo muito importante e diferencial é entender que você está contratando o serviço de um profissional que tem todo o conhecimento apropriado para lidar com aquele tipo e mesmo modelo de máquina que você comprou.
Normalmente ele conhece o manual técnico do produto e as recomendações e instruções de instalação dada pelo fabricante, o que torna mais ágil e mais confiável o processo.
Ele pode identificar se o problema é no aparelho ou em qual peça está a avaria, indicando precisamente em qual componente mexer.
Assim você também evita gastos com peças desnecessárias e substituições que podem não resolver o entrave, sem o conhecimento adequado.
Além do mais, garante-se a correta avaliação do problema quando se trata de um ar-condicionado já instalado, evitando até mesmo que você perca seu aparelho que podia ainda funcionar por avariá-lo precipitadamente na tentativa de consertar por conta própria.
Bem por isso nunca recomendamos que o cliente o tente fazer sozinho, aconselhando sempre a chamar um técnico.
Isso porque normalmente esse tipo de profissional recebe todo o preparo, treinamento e informações corretas a respeito da instalação dos produtos de antemão e poderá observar o que está errado com estrito profissionalismo.
Garantia inalterada
Outro ponto muito importante é pensar na garantia do equipamento.
Se o seu produto ainda estiver na garantia, ou seja, dentro ainda do prazo pelo qual qualquer dano (não decorrente do mau uso) ainda esteja coberto pela empresa que o vendeu é muito importante que você não mexa no equipamento e perca essa vantagem.
Assim que detectar algum problema é recomendável que acione imediatamente a assistência técnica especializada para que a parte técnica do aparelho não seja violada e você tenha que arcar com maiores custos e movimentações depois.
Maior segurança e durabilidade para seu aparelho
Por fim, contar com o serviço de um profissional de instalação e manutenção devidamente qualificado assegura que você tenha um serviço de ponta prestado e também que seu aparelho tenha maior desempenho e durabilidade, por estar operando devidamente de acordo com as normas de fabricação.
Isso porque esse profissional instala seu aparelho observando as especificações quanto a testes, tubulação, itens de série, pressão, espaçamentos e demais orientações cautelares que levam à maximização de performance.
Dessa forma, sua família usufrui de forma segura de toda a conveniência de seu ar-condicionado, sem se preocupar com nenhum descuido ou possível dano em decorrência de má colocação (para obter mais informações gerais e esclarecimentos de dúvidas sobre ar-condicionado e saúde, aliás, aproveite e clique aqui).
E então, você já sabia e considerava essa importância? Ficou com dúvidas sobre o assunto?
Fale conosco; queremos te ajudar!