Há algum tempo uma nova tecnologia de ar condicionado (Inverter) tem representado uma excelente alternativa para os consumidores do produto, por proporcionar grandes vantagens em relação à climatização e ao funcionamento (se você ainda não entendeu isso muito bem, não se preocupe. Veja mais aqui sobre como ele funciona e os benefícios). No entanto, a existência de alguns mitos ou “boatos” — e até mesmo dúvidas mal esclarecidas, por exemplo — pode fazer com que receios quanto a optar corretamente por ele apareçam. Para ajudar a solucionar isso, trazemos algumas respostas a seguir. Acompanhe e
Uso do Inverter por região: é arriscado comprar um Inverter em cidades muito “úmidas”?
A primeira ideia que precisa ser bem esclarecida é em relação ao uso, se existe restrição quanto à utilização do aparelho em determinadas regiões, pois isso ainda traz muitas dúvidas para alguns usuários. E a resposta direta é não. O equipamento LG Smart Inverter, por exemplo, possui tratamento adequado em sua serpentina e placa eletrônica, o que lhe dá resistência. Assim sendo, mesmo em regiões tipicamente mais reconhecidas pela umidade maior, como no caso de praias (litoral, em geral), ele consegue trabalhar com bom desempenho e apresentar boa durabilidade. É importante entende isso já que é geralmente nessas regiões que muitas vezes (e ainda mais em determinadas épocas do ano) o clima fica muito quente, sendo o ar-condicionado uma opção a se recorrer.
O Inverter, assim como pensa-se a respeito da maioria dos aparelhos de ar-condicionado, “só serve para o calor”?
Primeiramente é importante destacar a diferença do produto reverso e do aparelho inverter: Reverso está relacionado ao ciclo de operação do ar-condicionado. O modelo reverso pode refrigerar e aquecer. Ele também é conhecido como modelo Quente/Frio. inverter está relacionado ao controle de velocidade do compressor. O condicionador de ar inverter é capaz de controlar a velocidade do compressor. O modelo convencional só trabalha com uma velocidade fixa. Aparelhos com a tecnologia inverter e convencionais podem ser do tipo frio e do tipo Quente/Frio. Por exemplo, a Linha LG Smart inverter possui modelos de Split Quente/Frio que podem ser usados para proporcionar conforto térmico com economia. tanto no verão como no inverno.
Falando em energia, se o Inverter tem ainda mais vantagens, significa que vou gastar mais?
De forma alguma e pelo contrário, na verdade. Justamente por ter uma tecnologia maior e mais avançada agregada a situação pode ser completamente outra. Já esclareceu-se que a tecnologia Smart Inverter, por exemplo, chega a consumir até 60% menos energia quando comparado a aparelhos convencionais (que tenham a mesma capacidade — para entender como o consumo varia em função disso e de outros detalhes, utilize nossa calculadora), o que o torna uma opção bem econômica.
O uso excessivo do Inverter faz mal para a saúde?
Não. Aliás, essa ideia (não só em relação a ele como também ao uso de ar-condicionado em geral) já foi desconstruída de uma forma bem explicativa em materiais como o nosso e-book. Em contraposição ao que muitos acreditam, sem terem recebido informações mais completas e adequadas, o uso correto do aparelho pode até ajudar no combate à proliferação de fungos e ácaros, diminuindo a probabilidade de aumento de alergias nos ambientes em que estão. Além do mais, ar-condicionado ligado pode desestimular condições do ar que são mais propícias à permanência de mosquitos, alguns transmissores de doenças como a dengue. Em geral, pode haver melhoria da qualidade do ar no que tange à inibição de agentes como vírus e bactérias, pois, no caso da LG, o Smart Inverter vem até mesmo com o chamado Ionizador ION CARE que higieniza o ar, eliminando até 99,9% deles.
O ar-condicionado faz barulho?
Não, o normal é que não seja barulhento. Menos ainda o ar condicionado inverter que, com sistema de ventilação de alta precisão, consegue trabalhar de forma muito silenciosa. Se o seu aparelho de ar-condicionado, em geral, estiver fazendo muito barulho, aliás, pode ser que ele esteja fora do normal e com algum problema, sendo necessário verificar o que está acontecendo (leia mais instruções aqui). Se meu aparelho estiver com problemas isso significa que o produto não foi uma boa escolha? Não e isso é importante esclarecer. Existem muitos fatores que influenciam no desempenho de seu produto e é preciso compreender que nem sempre estão ligados à escolha que você fez ou à qualidade dele. Por exemplo, a manutenção periódica é necessária e se não for feita, bem como limpeza de filtros, por exemplo, pode acabar acontecendo baixo rendimento com o tempo, quebra de peças, menor eficácia contra a ocorrência de doenças respiratórias no recinto e até cheiro desagradável. Portanto, manter tudo isso em dia é imprescindível para ter uma boa experiência com ele. Até mesmo o modo como a instalação foi feita influencia no desempenho, por essa razão, assim como no caso de mantê-lo bem revisado de tempos em tempos, é importante contar com a ajuda de profissionais capacitados para isso, que tenham preparo adequado para fazer o serviço. Se bem feita a instalação é descomplicada e permite usufruir de todos os benefícios que seu aparelho pode trazer. E então, conseguiu entender melhor algumas informações e o que é verdade ou não sobre ter um aparelho como esse? Que tal descobrir também 3 motivos para investir em um equipamento Smart Inverter da LG ou aproveitar para dar uma olhada nos outros conteúdos sobre ar-condicionado , para obter mais dicas importantes em relação ao operacional de seu aparelho?