O Verão vem aí, e entre as inúmeras características que o consumidor deve avaliar na busca pelo melhor aparelho de ar-condicionado, o consumo de energia é item que merece atenção. Para facilitar o acesso a essa informação, muitos equipamentos vêm com o Selo Procel de Economia de Energia que exibe a classificação do equipamento em uma escala de “A” a “D”.
O Selo Procel é uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, de forma fácil e direta, quais equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado são os mais eficientes e que consomem menos energia. Então, não esqueça: ao comprar seu aparelho de ar-condicionado, opte por equipamentos que possuem o selo e escolha o que vai trazer a você mais economia na conta de luz.
Nesse sentido, o Selo Procel se tornou um importante instrumento para o combate ao desperdício de energia elétrica, estimulando o consumidor a uma cultura de permanente preocupação com o uso eficiente da energia e seus impactos ambientais.
O selo contém informações importantes para o consumidor, tais como as características do equipamento, o índice de consumo no modo stand-by, entre outras. Confira o esquema abaixo e saiba interpretar as informações contidas no selo:
* O ciclo normalizado pelo Inmetro, de 1 hora dia por mês. Preve os resultados obtidos nos critérios de estabilização: Tabela 12 da Norma ISO 5151
Lado interno (evaporadora)
TBS: 26,7 o C ± 0,3 o C / TBU: 19,4 o C ± 0,2 oC
Lado externo (condensadora)
TBS: 35,0 o C ± 0,3 oC / TBU: 23,9 o C ± 0,2 oC
Fonte: regulamento específico para uso da etiqueta nacional de conservação de energia – ence / edição nº 05 – revisão 00 condicionadores de ar domésticos