Falar em ar-condicionado e em split é até comum quando uma empresa busca soluções para climatizar seus ambientes.Com frequência estabelecimentos e empresas de variados tipos pesquisam qual tipo de aparelho ou solução é mais vantajosa e como adquiri-los.
No entanto, um tipo de sistema que funciona muito bem nesse contexto, mas que ainda pode gerar dúvidas é o sistema VRF. Alternativa a instalação e utilização de diversos aparelhos de ar-condicionado em diferentes ambientes e repartições internas, por exemplo, ele pode trazer várias vantagens.
Para te ajudar a entender melhor o que é, de que modo pode favorecer uma empresa e se é o momento de apostar em um, trazemos uma entrevista com o nosso especialista Everton Moreto, que vai te ajudar em sua decisão.
Na dufrio desde 2010, Everton dedicou bastante tempo ao setor de VRF, elaborando treinamento com instaladores e realizando Start-Up nesse tipo de equipamento nos principais estados do pais. Também desenvolveu alguns treinamentos técnicos, que já somam mais de 40 mil visualizações em nosso canal do Youtube (Acesse aqui)
A entrevista:
- O que é o sistema VRF nas palavras de um especialista?
O sistema VRF (fluxo de refrigerante variável), foi criado em 1982 no Japão com objetivo de suprir a necessidade de uma climatização por zonas individuais, por possuir a tecnologia de compressores inverter que através da regulagem da frequência do fluxo de fluido fluido refrigerante e sistema de expansão eletrônica em cada evaporador proporciona maior economia de energia e conforto.
- Que tipo de empresas podem mais se beneficiar desse tipo de instalação?
Empresas que buscam por certificação LEED, ou economia de energia elétrica alinhado com maior conforto e redução de espaço físico na casa de máquinas.
- Existe uma recomendação adequada de tamanho/porte dos espaços físicos ou que seja necessário para implementação desse sistema/para melhor funcionamento?
Nos dias de hoje com o elevado preço do m², as casas de máquinas estão cada vez mais reduzidas, existem diversos tipos de unidades externas VRF que atendem os empreendimentos conforme a necessidade.
- Existem distâncias mínimas (e/ou máximas) recomendadas para a instalação de um sistema VRF?
Sim, mas o que geralmente preocupa são as distancias máximas, que quando se fala em sistemas VRF não é problema, dependendo das capacidades das unidades externas tubulações de cobre podem chegar até a 1000 m de extensão.
- Quais as vantagens em termos de economia e praticidade? Existe maior gasto ou até redução de custos no todo – em longo prazo?
A economia se da nos dois fatores mais importantes, sendo economia de energia elétrica, por possuir tecnologia e maior eficiência, e espaço físico das unidades externas.
- Quais os demais requisitos que a empresa deve ter para instalar um sistema VRF?
A empresa deve ser certificada pelo fabricante do equipamento e possuir estrutura de ferramentas adequadas.
- Quando vale a pena trocar um sistema de climatização já existente – antigo, por exemplo – pelo VRF? E por que a contratação de especialistas/de uma empresa de confiança é essencial?
Em casos onde é requisitado um retrofit, analisa-se dois cenários, o existente onde é levantado principalmente o custo com energia elétrica, espaço físico, e o custo da implementação do novo sistema, juntamente a um estudo de payback.
É essencial ter um especialista de confiança pois o sistema VRF, tem um investimento elevado, onde varias situações devem ser analisadas com o objetivo de ser um projeto de sucesso, qualquer projeto ou instalação realizado por uma empresa que não tenha know-how pode ser comprometedor.
_________________________
E então, conseguiu entender o que é VRF? Sua empresa já pensou em investir e se beneficiar de um sistema VRF em termos de opção ao ar-condicionado convencional?
Ficou com dúvidas ainda a esse respeito? Fale com a Dufrio; temos um especialista nesse tipo de tecnologia e podemos te fornecer todo o suporte necessário