O que é BTUS? Muito se fala da escolha certa para adquirir um ar-condicionado, mas o que de fato significa isso? Como essa medição interfere no valor e na capacidade do seu aparelho de ar-condicionado? É isso que a nossa equipe irá esclarecer para você neste artigo. Fique atento.
O que é BTU e porque ele existe?
Antes de mais nada, cabe dizer que entender o funcionamento dos BTUS do seu ar-condicionado será um salto no seu conhecimento sobre a usabilidade do aparelho.
Consequentemente, isso irá fazer você economizar dinheiro e tempo na hora de escolher o melhor modelo para a sua casa ou área comercial.
A sigla BTU significa em inglês British Thermal Unit, ou seja, traduzindo para o bom e velho português trata-se da Unidade Térmica Britanica – a medição dada para o tamanho da potência que seu aparelho de ar-condicionado tem de resfriamento. Com maior potência de resfriação, o aparelho consegue oferecer:
- Maior rapidez de resfriamento;
- Mais conforto para os ambientes;
- Potência maior ao lançar o ar no ambiente;
- Maior alcance do ar nos espaços;
- Uma melhor experiência com seu produto.
Entretanto, vale salientar que a escolha errada dos BTUS para o ambiente existente pode causar problemas sérios na sua experiência com um ar-condicionado. O aparelho pode acabar se desgastando e seu conforto fica seriamente ameaçado.
Devo escolher o ar-condicionado mais potente então?
Não necessariamente o mais potente, mas sim, o mais adequado ao ambiente que você quer fazer a instalação do aparelho. Na hora de fazer a avaliação, tente colher informações que vão ser úteis na hora de pensar no BTU certo, como por exemplo:
- O tamanho em metros quadrados do seu ambiente;
- A largura do seu espaço e também comprimento;
- O tempo que seu aparelho ficará exposto ao sol;
- A quantidade de janelas no seu ambiente;
- O número de pessoas que ficará no espaço;
- A quantidade de eletrônicos que ambiente possui;
- Se suas lâmpadas são do tipo amarelas ou frias.
Tendo em vista todas essas informações, será possível avaliar a quantidade de calor existente dentro do espaço que você deseja fazer a instalação do ar-condicionado.
Entendendo a quantidade de calor que o espaço recebe, será mais fácil buscar a potência de ar-condicionado mais adequada ao local, já que é através da potência que o aparelho consegue fazer a conversão do ar quente para o frio.
Como calcular os BTUS que preciso?
Então, o cálculo de BTU pode parecer um pouco complexo, na real, é uma soma de números. Para cada metro quadrado, você soma o número 600. Ou seja, o ambiente tem 2 metros quadrados, a soma irá ser 600+600.
Além da soma do ambiente, você deve somar mais 600 a cada pessoa que for ocupar o ambiente e também 600 para cada eletronico no espaço e abertura para o ambiente externo.
No final, o cálculo de BTU poderia ser uma regra de soma de 600s. Se você ainda assim você achou complicado de entender, não tem problema, pois a DuFrio possui uma calculadora de potência que facilita todo esse processo.
Para acessar a calculadora de BTU, basta acessar este link e ter em mãos as informações pedidas no tópico anterior. Siga as seguintes instruções para ter o número desejado:
- Passo 1: Colha as informações do seu ambiente;
- Passo 2: Coloque os dados nos respectivos espaços;
- Passo 3: Clique em calcular;
- Passo 4: Admire os BTUS que o aparelho precisa ter.
Qual o ar-condicionado correto para cada média de BTU?
Existe um modelo ideal para cada necessidade. Abaixo, destacamos uma lista dos metros quadrados de ambientes e listamos no nosso site os principais modelos para serem adquiridos. Clique nos links e confira:
Então, você entendeu tudo sobre BTUS? Mostre para todos as informações que você aprendeu aqui. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder vocês em breve.
Clique aqui e veja nossos produtos