É cada vez mais comum vermos notícias falando sobre aquecimento global, mudanças no clima, grandes catástrofes naturais e fenômenos que mostram que precisamos ter mais atenção com o bem-estar do nosso planeta.
Ter um apartamento sustentável ajuda a cuidar da natureza e ainda pode trazer redução no consumo de energia, por exemplo. Para ajudar você a ter um lar mais ecologicamente correto, separamos 4 dicas práticas e eficientes:
1 – Invista em uma Iluminação consciente
Gerar energia elétrica é um processo que consome muitos combustíveis fósseis, que por sua vez acabam poluindo a atmosfera. Por isso, diminuir o consumo de energia ajuda a manter o planeta mais saudável – além de trazer certo alívio para as contas de casa. Duas formas simples de fazer isso são maximizar a iluminação natural do apartamento e utilizar lâmpadas LED.
Aposte no uso de cortinas e persianas leves e de cor opaca, decore com espelhos, que ajudam a refletir a luz solar e tornar todo o apartamento mais claro, pinte os ambientes com cores claras e pense na disposição dos móveis de forma que eles fiquem perto de uma fonte de luz natural.
Por exemplo, a mesa do escritório deve ficar lateralmente posicionada perto de uma janela, para você usar a luz natural. Já com relação à luz artificial, opte sempre por lâmpadas LED, que apesar de mais caras, consomem menos energia e possuem maior vida útil.
2 – Tenha plantas no apartamento
Um dos grandes problemas de quem mora em apartamento é a dificuldade em conseguir ter um ambiente arejado e arborizado. Porém, isso ainda é possível, mesmo que de forma mais reduzida.
Pequenos vasos de flores já ajudam muito a arejar o ambiente, reduzindo o calor e diminuindo a necessidade de aparelhos que resfriam o ar. Outra dica eficiente e que deixa o apartamento mais estiloso é a utilização de jardins verticais, que ficam muito bem em uma varanda, por exemplo.
3 – Muita atenção com os eletrodomésticos
Ter cuidado não apenas na hora de escolher os eletrodomésticos, mas também no seu uso cotidiano, é uma atitude sustentável bastante eficiente. Ao adquirir um equipamento, tenha cuidado para escolher um modelo com Selo A de economia de energia.
Já ao utilizar o aparelho, lembre-se de desligá-lo da tomada quando ele não estiver sendo usado, porque mesmo em stand by, eletrodomésticos consomem energia.
Um exemplo bom exemplo de eletrônicos mais sustentáveis são os ar condicionados Split Inverter, comercializados pela Dufrio, que podem economizar até 60% de energia elétrica.
4 – Lembre-se sempre da reciclagem
Essa dica já não é novidade, porém, ainda hoje a reciclagem não é uma prática adotada pela maioria das pessoas. Separar o lixo orgânico do reciclável é uma atitude simples que pode trazer grandes benefícios para o meio ambiente.
Além disso, reutilizar produtos, mobílias e até resíduos (como a água da máquina de lavar louças para lavar a área de serviço, por exemplo) é outra maneira sustentável de preservar o ambiente.
Pronto para deixar seu apartamento mais sustentável? Encontre os melhores climatizadores e eletrodomésticos, tanto em desempenho quanto em sustentabilidade aqui na Dufrio! Até a próxima!