Leitura: 3min

Acordo em Kigali limita a produção de gases poluentes usados em ar-condicionados

Dufrio Refrigeração

25 nov 2016

Compartilhe:

Você já ouviu falar em hidrofluorocarbonos (HFC)? Muito utilizado em linha domestica ,refrigeração comercial, industrial , e aparelhos de ar-condicionado conforto e processo , o HFC é um fluido refrigerante com efeito estufa. Devido aos danos causados *Efeito Estufa*,cerca de 200 países assinaram, em 15 de outubro, em Kigali, na capital de Ruanda, um acordo para diminuir progressivamente a sua produção e consumo.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o acordo fechado em Kigali evitará um aumento global da temperatura até o final do século de até 0,5 graus centígrados.

Durante o encontro, houve a adoção de um calendário para que os países cumpram as metas estipuladas. O grupo do Brasil esta como pais em desenvolvimento (A5 grupo1) assinou o acordo com base :

– Anos 2020,2021 e 2022 – Base para congelamento

– Ano 2024 congelamento

– Ano 2029 – 10% corte

– Ano 2035 – 35% corte

– Ano 2040 – 40% corte

– Ano 2045 – 80% corte

*Vale ressaltar que a cada 05 anos o acordo pode ser revisto devido mudanças de novas tecnologias que podem chegar ao mercado.

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), entidade que representa os quatro setores que, juntos, faturam mais de R$ 29 bilhões/ano e geram 250 mil empregos diretos e 100 mil indiretos no país, celebrou o Acordo de Kigali. Na visão da ABRAVA, os prazos estabelecidos para o controle de importação dos HFCs, e seu posterior congelamento, para reduções nos anos seguintes, proporciona um tempo hábil para orientar o setor e usuários finais das novas tecnologias que já vêm sendo implantadas no Brasil.

A entidade também reiterou, em comunicado, que as indústrias de ar-condicionado e refrigeração do país já estão trabalhando junto governo Brasileiro no PBH ,plano Brasileiro de eliminação dos HCFCs que junto com os HFCs representam mais de 95% do mercado nacional, por  fluidos refrigerantes que possuam o menos efeito estufa possível , como hidrocarbonetos, CO2, amônia e HFOs – hidrofluorolefinas.

Vale reiterar que a utilização dos HFCs como R134a,410A,404A,438A,407C e outros fluidos refrigerantes do tipo HFCs com este acordo ainda poderão ser utilizado por pelo menos mais 15 anos sem problemas de falta do produto e com isto o mercado poderá se adaptar com novas tecnologias visando sempre seu melhor custo x beneficio.

Paulo Neulaender

Vice Presidente de Meio Ambiente Abrava

Compartilhe:

Próximo...

[Webinar#01] SISTEMAS VRF E SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES

O primeiro treinamento online e ao vivo da Dufrio foi transmitido pelo Youtube dia 16/11/16. O tema "Sistemas VRF e seus principais componentes" foi abordado pelo Coordenador de Pós-Vendas de Ar Condicionado, Everton Moreto.

Leia também

cervejas geladas dentro de uma cervejeira comercial

Cervejeira Comercial: Como calcular a capacidade e escolher o modelo ideal?

Para calcular a capacidade da cervejeira comercial ideal para o seu negócio, considere a regra prática de volume útil: cada 100 litros brutos comportam, em média, 30 a 35 garrafas de 600ml. Para pequenos comércios ou áreas VIP, modelos de 209L a 244L atendem a demanda diária. Já bares e

Melhores marcas de ar condicionado

Melhores Marcas de Ar Condicionado 2026: Veja Opções Ideais Para Sua Casa

Escolher um ar condicionado em 2026 pode parecer um desafio, com tantas opções disponíveis no mercado. Seja para um espaço pequeno ou um ambiente amplo, existe um modelo ideal para cada necessidade. Neste artigo, apresentaremos as melhores marcas de ar condicionado e modelos para ajudar você a tomar a melhor

Retrospectiva Conexão Dufrio

O ano de 2025 ficará marcado na história do setor de climatização e refrigeração. Não apenas pelos avanços tecnológicos ou pelos desafios do mercado, mas por algo mais profundo, mais humano: pela energia dos 16 encontros que redefiniram o significado de uma comunidade profissional. O Conexão Dufrio ecoou de Norte

Como a sustentabilidade está moldando o setor de climatização

O ar-condicionado e a refrigeração são, hoje, indispensáveis. Seja para garantir nosso conforto em dias de calor extremo, seja para preservar alimentos, medicamentos e manter processos industriais críticos, esses sistemas estão entrelaçados com a nossa vida moderna. No entanto, por muito tempo, essa comodidade teve um custo ambiental significativo. O