Leitura: 2min

Características de segurança dos fluidos refrigerantes

Dufrio Refrigeração

06 dez 2016

Compartilhe:

Classificação de segurança dos refrigerantes

Os refrigerantes são classificados de acordo com as características de toxicidade e inflamabilidade (ASHRAE 32-94 e EN378-1 anexo E). A classificação de segurança serve para determinar como o refrigerante deve ser usado, por exemplo, sua aplicabilidade em lugares ocupados ou a sua quantidade máxima permitida para espaços confinados. A classificação de segurança consiste em dois dígitos alfanuméricos (ex. A2 ou B1). O símbolo alfabético indica a TOXICIDADE e o numeral a FLAMABILIDADE.

Para classificação de TOXICIDADE, os refrigerantes são determinados para uma das duas categorias – A e B – baseada na exposição crônica autorizada para determinadas concentrações.

*CLASSE A (BAIXA TOXICIDADE): Refrigerantes com concentração media aferida, sem efeitos adversos para quase todos os trabalhadores que possam estar expostos diariamente num dia normal de trabalho (8h) e uma semana (40h), e cujo valor seja IGUAL ou SUPERIOR a 400 ppm por volume.

* CLASSE B (ALTA TOXICIDADE): Refrigerantes com concentração media aferida , sem efeitos adversos para quase toos os trabalhadores que possam estar expostos diariamente num dia normal de trabalho (8h) e uma semana (40h), e cuja valor seja INFERIOR a 400 ppm por volume.

Observação: “ppm” é a abreviação da denominação americana “parts per million” (partes por milhão). Ela é aplicada nos casos em que se trata de concentrações mínimas. “ppm”, no sentido da palavra, significa: partes de uma substância por um milhão de partes de outra substância (proporção 1: 1.000.000).

Para classificação de INFLAMABILIDADE, os refrigerantes são determinados para uma das 3 categorias – 1, 2, ou 3 – baseadas em teste de combustão e inflamabilidade.

* CLASSE 1 (SEM PROPAGAÇÃO DE CHAMAS): O refrigerante não demonstra propagação de chama quando testado sob um ar de 60 °C e pressão atmosférica padrão.

*CLASSE 2 (BAIXA INFLAMABILIDADE): O refrigerante encontra todas as 3 condições a seguir: exibe a propagação de chamas; tem um LFL > 3.5 % (Limite Inferior de Inflamabilidade) e um calor de combustão < 19.000 kJ/kg.

*CLASSE 3 (ALTA INFLAMABILIDADE): O refrigerante encontra ambas as condições a seguir: exibe a propagação de chamas, e tem a LFL 19.000 kJ/kg.

Paulo Neulaender

Vice Presidente de Meio Ambiente Abrava

Compartilhe:

Próximo...

A importância de comprar fluido refrigerante de boa procedência

O mercado de refrigeração tem ampliado cada vez mais as opções de fluidos refrigerantes para uso em equipamentos como o ar-condicionado.

Leia também

Conteúdo para Instalador
Dicas
Dicas de Economia

Como escolher eletrodomésticos com melhor eficiência energética?

Substituir eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais eficientes pode parecer apenas uma questão de modernizar a casa. Mas, na prática, essa decisão impacta diretamente em dois aspectos cruciais do dia a dia: a economia na conta de luz e a sustentabilidade ambiental. Hoje, mais do que nunca, a busca

Dicas
Dicas de Economia
Eletrodoméstico

Como conservar alimentos corretamente na geladeira

Se você já abriu a geladeira e encontrou frutas murchas, verduras queimadas pelo frio ou sobras com cheiro estranho, saiba que não está sozinho. Conservar alimentos corretamente não é apenas uma questão de organização, mas também de segurança alimentar, economia e aproveitamento máximo dos produtos. Um armazenamento correto pode reduzir

Ar Condicionado

Dufrio marca presença na Febrava 2025, a maior feira de refrigeração da América Latina

De 09 a 12 de setembro de 2025, a Dufrio estará presente na Febrava, a principal feira da América Latina voltada para os setores de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar e Águas. O evento acontece no São Paulo Expo – SP e reúne os maiores players do

Ar-condicionado Hitachi
Ar Condicionado

Como um ambiente bem climatizado pode impulsionar seu negócio

Empreendedores sabem, a experiência do cliente e a produtividade da equipe caminham lado a lado. Em espaços comerciais, o conforto térmico tem papel direto nessa equação. Seja em um restaurante, consultório ou loja, um ambiente climatizado pode influenciar o tempo de permanência do cliente, a qualidade do atendimento e até