A televisão continua sendo um dos principais eletrônicos da casa, não é mesmo? Seja para assistir à novela, ao futebol ou a séries na Netflix, ela proporciona momentos preciosos de lazer e distração. É por isso que, antes da compra, é super importante pesquisar bem os tipos de TV disponíveis no mercado e entender as especificações de cada modelo para garantir uma boa experiência.
Normalmente, as TVs são categorizadas de acordo com o tipo de tela e a resolução — por exemplo, Full HD, 4K, LED e OLED. Vamos explicar as diferenças entre elas e te ajudar na sua escolha.
Tipos de TV
Full HD
A TV Full HD é um aparelho com altíssima qualidade em imagem — a sigla vem do inglês “Full High Definition”. Ela tem 1920 x 1080 pixels de resolução, superando a HD, com 1280 x 720 pixels.
Devido à alta resolução, essa televisão oferece imagens nítidas, claras e bastante detalhadas — ideal para quem deseja um visual com padrão de cinema em casa.
4K
Porém, o aparelho com a tecnologia mais avançada em termos de imagem é a TV 4K. Essa televisão tem uma resolução quatro vezes maior do que a Full HD — ou seja, são 3840 x 2160 pixels, o que dá um total de 8.294.400 pixels na tela.
Assim, ela proporciona imagens ainda mais nítidas, com brilho intenso e uma grande variação de cores. Na prática, a cena exibida ganha mais contraste e detalhamento e apresenta menos pixelização.
Outra vantagem da TV 4K é o conforto visual — devido a tanta qualidade e nitidez, você pode assisti-la de perto sem cansar os olhos.
Mas há um detalhe importante a ser pontuado: a TV 4K só consegue entregar imagens de tão alto nível se a produção e a transmissão do conteúdo (desde a captação da imagem até o sinal de TV) forem concebidas para esse padrão.
LED
Sabe as televisões com tela LCD, que funcionam com lâmpadas fluorescentes na parte de trás emitindo luz para o display de cristal líquido? A TV LED é uma evolução desse modelo.
A diferença principal é que, no lugar das lâmpadas fluorescentes, uma série de dispositivos de LED ilumina a tela. O resultado é uma imagem com qualidade superior à de LCD, entregando cores mais vivas e vibrantes.
OLED
Por fim, temos a TV OLED, um modelo com tecnologia ainda mais avançada do que a anterior.
Ao invés de uma tela de cristal líquido, esse aparelho recebe um painel de material orgânico que emite luz por meio de corrente elétrica. Ou seja, os pixels da tela se iluminam sozinhos.
O destaque desse modelo é a qualidade da imagem, que tem características incríveis, como contraste infinito e pouquíssimo vazamento de luz.
É claro que, por conta da alta tecnologia, o preço de aquisição desse aparelho é mais alto, o que pode ser uma desvantagem. Porém, a TV OLED é uma ótima opção para quem procura economia a longo prazo, já que seu consumo de energia é baixo.
Qual TV é a melhor?
A televisão ideal para você é aquela que oferece ótimo custo-benefício e que se adequa bem ao ambiente que você tem — portanto, a decisão depende de vários fatores.
Pela nossa análise, as TVs Full HD e OLED são as que apresentam as vantagens mais interessantes: a primeira oferece conforto visual e imagens com ótima qualidade independente do tamanho do aparelho; já a segunda se adapta muito bem a ambientes claros e é super econômica.
Entenda por que a tecnologia LED — aplicada também a outros eletrodomésticos — é melhor para o seu bolso e para o meio ambiente.