Você já fez a revisão da rede elétrica da sua casa antes de comprar um ar condicionado? Saiba que, para o equipamento funcionar bem, não basta se preocupar apenas com a potência e as funcionalidades.
É preciso ficar atento às instalações da casa e outras especificações do aparelho para que não ocorra nenhum problema.
Por isso, neste post, vamos explicar quais cuidados você deve ter antes de instalar um ar condicionado. Confira abaixo!
Faça a análise da capacidade elétrica da casa
Antes de instalar um ar condicionado, o primeiro passo é analisar a capacidade elétrica da residência e quantos equipamentos você utiliza.
Caso isso não seja observado, é possível que aconteça sobrecarga na rede.
As casas que não possuem ou que nunca tiveram ar condicionado, geralmente não têm uma rede elétrica propícia para isso. Assim, é preciso criar novos circuitos elétricos no local onde o equipamento será instalado.
Observe também a fiação
A espessura dos fios deve estar de acordo com a potência do aparelho para que eles não superaqueçam e estraguem.
Ou seja, quanto mais energia circula pelos fios, mais eles aquecem e mais encorpados devem ser. A espessura também deve mudar se a tensão for 110 ou 220V.
A maneira mais fácil de verificar isso é conferindo a bitola (ou seja, a medida do diâmetro do fio elétrico).
Reserve um disjuntor exclusivo para o aparelho
É importante reservar um disjuntor apenas para o ar condicionado, senão a rede pode ficar sobrecarregada, reduzindo a durabilidade do equipamento.
O disjuntor é uma espécie de mecanismo de segurança que corta a passagem de energia em casos de pico, evitando curto-circuitos e protegendo os aparelhos elétricos.
O ideal é sempre contratar um técnico eletricista para realizar uma avaliação criteriosa da sua residência antes de fazer qualquer instalação.
Escolha bem o material dos tubos
Nem todo tipo de tubo é adequado para a instalação de um ar condicionado. Alguns podem não suportar a quantidade de calor que o aparelho irradia.
Os materiais mais adequados para suportar a carga térmica do ar condicionado são o cobre e o alumínio.
Outro detalhe que você precisa providenciar são os tubos de PVC para fazer a drenagem da água que sai do aparelho.
Verifique a capacidade térmica do aparelho
É muito importante verificar a capacidade térmica do ar condicionado para garantir que você receba todo o conforto que espera.
Em outras palavras, sua capacidade de refrigerar ambientes precisa ser proporcional ao tamanho da área que você deseja climatizar.
A medida que indica a capacidade térmica do aparelho é o BTU (unidade térmica britânica). O cálculo de BTU considera o tamanho do cômodo onde o ar condicionado vai ser instalado e a incidência solar no local.
Quanto maior a potência do ar condicionado:
- maior a rapidez de resfriamento;
- mais conforto para os ambientes;
- potência maior ao lançar o ar no ambiente;
- maior alcance do ar nos espaços;
- uma melhor experiência com seu produto.
Só fique atento para o fato de que, quanto maior a potência do ar condicionado, mais preparada deve ser a rede elétrica da casa.
Quer uma ajuda nesse calculo? Acesse a calculadora da Dufrio e veja como escolher a potência certa do ar condicionado!
Agora que você já sabe o que deve verificar antes de instalar seu ar condicionado, siga bem as instruções e aproveite o conforto do seu aparelho!