Por que o ar condicionado congela? 🙁
Bom, isso pode acontecer por diversos motivos relacionados ao uso, falta de manutenção ou até um erro na hora da compra. Com tantas origens diferentes para o mesmo problema, é bem comum o ar condicionado congelar, mas fique tranquilo que não é tão difícil de resolver.
Como estamos há muitos anos no mercado de climatização, estamos acostumados a explicar sobre as principais causas do congelamento e vamos falar sobre elas, aqui, para ajudar você!
1. Temperatura externa
O fator que frequentemente causa o congelamento do ar condicionado é a temperatura externa do ambiente, já que esses aparelhos não foram feitos para funcionar abaixo dos 15°C. Isso ocorre pois as baixas temperaturas podem congelar o condensador do equipamento muito facilmente.
2. Sujeira
Outro motivo bem comum para o congelamento do ar condicionado é a sujeira. Nesse caso, a sujeira acumulada no filtro ou na serpentina do aparelho dificulta a circulação do ar para o ambiente, fazendo com que o ar gelado fique dentro do equipamento, levando-o ao congelamento.
3. Configuração do termostato
Se você tem o costume de ligar o ar condicionado sempre na configuração mais baixa, isso pode ser um problema. Essa prática impede a unidade de resfriar de forma adequada, consumindo mais energia. Consequentemente, o ar frio e a alta pressão farão com que a condensação normal congele.
4. Aparelho com potência maior do que a necessária
Um erro que muitas pessoas cometem ao procurar aparelhos de ar condicionado é comprar um equipamento com a potência maior ou menor do que a necessária para resfriar o ambiente.
No caso de escolher um aparelho com a potência menor, o que ocorre é a climatização ineficaz do ambiente, dando a sensação de que o ar condicionado não gela. Entretanto, um equipamento mais potente que o necessário irá gelar demais, o que pode levar ao congelamento dele.
Para que nenhum dos dois casos ocorra, a Dufrio possui uma calculadora de BTUs, que demonstra de forma prática qual é a potência ideal para o ambiente que você pretende instalar o equipamento.
O que fazer quando esse problema aparece
Para cada caso de congelamento do ar condicionado são necessárias atitudes de correção diferentes. Entretanto, de forma geral, ao identificar que o ar condicionado está congelado, o primeiro passo é desligar o equipamento.
Depois, você deve verificar se o filtro e a serpentina estão devidamente limpos — dá para aproveitar a oportunidade e fazer uma limpeza geral no aparelho. O próximo passo então é religar o equipamento no modo de ventilação por algum tempo. Se o condensador estiver congelado, a ventilação ajuda a resolver o problema mais rapidamente.
Se mesmo após esses procedimentos você perceber que o funcionamento do ar condicionado ainda está comprometido, a recomendação é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para o aparelho, buscando resolver o imprevisto de forma correta.
Agora que você já sabe os principais motivos de por que o ar condicionado congela, fica mais fácil se manter alerta para resolver e identificar o problema quando necessário.
Fique atento ao blog da Dufrio e saiba todas as novidades e curiosidades sobre refrigeração e climatização. Até a próxima!