O cooktop é um dos eletrodomésticos de embutir mais populares do momento. Ele deixa a cozinha com um visual super moderno e sofisticado, além de aproveitar melhor o espaço.
E o melhor é que tem vários tipos de cooktop para você escolher, de acordo com suas preferências e necessidades. Quer ver?
Tipos de cooktop por funcionamento
Quando falamos em sistema de funcionamento, existem três tipos de cooktop disponíveis no mercado:
Cooktop a gás
Como o nome diz, esse cooktop funciona a base de gás de cozinha, parecido com um fogão tradicional. É o modelo mais comum e fácil de encontrar nas lojas.
Um bom exemplo é o Cooktop a Gás Tramontina 5 bocas, disponível na loja virtual da Dufrio. Ele tem acendimento automático e conta com queimadores da linha Perfecta.
Esse tipo de cooktop pode ser utilizado com qualquer tipo de panela, e você pode usar o mesmo gás que utilizava para cozinhar com o fogão, então é um modelo super versátil. Outra vantagem é o preço, que costuma ser mais baixo do que o de outros modelos.
Cooktop elétrico
Sabe os chuveiros elétricos, que geram calor através de uma resistência? O cooktop elétrico funciona da mesma forma! Ele tem que ser conectado à rede de eletricidade da sua casa para poder cozinhar.
Um dos seus principais atrativos é o design clean com superfície lisa, que facilita na hora da limpeza. A dica é adquirir um modelo com classificação energética A, que garante baixo consumo de energia, como o Cooktop Mueller de 4 Queimadores.
O cooktop elétrico é uma ótima aposta para quem quer praticidade, já que aquece os alimentos mais rápido e tem controle preciso de temperatura. Só fique atento para as panelas: elas precisam ter fundo reto e proteção reforçada.
Cooktop por indução
Esse modelo é parecido com o cooktop elétrico (ou seja, precisa ser conectado à rede de eletricidade), só que mais moderno e seguro.
O cooktop por indução cria um campo eletromagnético que é utilizado para aquecer os alimentos. Esse campo só é acionado quando você repousa uma panela com fundo magnético. Quando você retira a panela, o campo cessa.
A vantagem é que a superfície do cooktop esfria muito rápido, evitando possíveis queimaduras e acidentes. O lado negativo é o custo de investimento, que costuma ser mais alto por conta de sua tecnologia e recursos.
Veja o Cooktop por Indução da Cadence, com quatro bocas e programação individual para cada uma delas:
Tipos de cooktop por material
Embora o tipo de funcionamento seja o aspecto mais relevante, as variações de cooktop não param por aí! Você pode encontrar modelos feitos em diferentes materiais:
- Cooktop de vidro: o acabamento é semelhante ao de um fogão tradicional, sendo bastante resistente.
- Cooktop inox: o acabamento também é resistente, porém proporciona uma superfície mais fácil de limpar.
- Cooktop vitrocerâmico: é o acabamento mais moderno. Geralmente, tem controle digital e funcionamento por indução.
Qual é o melhor tipo de cooktop?
Não existe um modelo melhor ou pior dentro os diferentes tipos de cooktop. Tudo depende das suas necessidades e do quanto você está disposto a investir em termos de design e funcionalidade.
A dica é explorar as diversas opções de cooktop no catálogo da Dufrio e encontrar o modelo ideal para você. E aí, está pronto para escolher? E se você tem dúvida entre cooktop ou fogão, veja neste conteúdo qual é o melhor para você!