Você acabou de adquirir um condicionado de 220V, mas a rede elétrica da sua casa é 127V. Provavelmente o aparelho não vai funcionar direito nesse caso. Então, o que fazer? Muitas pessoas acabam recorrendo ao uso do transformador para ar condicionado.
Porém, é seguro usar transformador nesses casos?
No post de hoje, vamos explicar os possíveis riscos do transformador e as alternativas para você chegar a uma solução para o uso do seu ar condicionado 220V.
Dá para usar ar condicionado 220V em tensão 110V?
Na verdade, não tem riscos em utilizar seu ar condicionado 220V em uma rede elétrica 127V. Ao contrário do que provavelmente aconteceria caso você instalasse um aparelho 127V em uma rede 220V, ele não vai queimar ou estragar.
Só que o ar condicionado 220V não foi projetado para uma rede 127V. Ou seja, ele não vai funcionar adequadamente e também não vai proporcionar o conforto térmico que você deseja.
É provável, inclusive, que o compressor do aparelho nem ligue porque a carga elétrica recebida é mais baixa do que a necessária. No fim das contas, a climatização seria praticamente nula, e o aparelho se tornaria inútil.
Meu ar condicionado não liga: o que pode ser?
A questão é que a maioria das fabricantes hoje em dia produzem ar condicionado 220V (é só observar os modelos de ar condicionado split disponíveis aqui na Dufrio). Por outro lado, muitas residências ainda têm só a rede 127V.
Por isso o transformador acaba sendo uma alternativa tão procurada pelos consumidores.
Posso usar transformador para ar condicionado?
Especialistas em refrigeração têm ressalvas sobre o uso do transformador para ar condicionado. É que essa solução pode ser satisfatória por um tempo, mas o transformador tem vida útil menor do que o ar condicionado.
Ou seja, você precisa verificar periodicamente o estado de conservação e o funcionamento do dispositivo e sempre fazer trocas quando necessário. Caso contrário, corre o risco de acontecer:
- descarga elétrica;
- curto-circuito e superaquecimento (com risco de gerar incêndios);
- maior consumo de energia;
- danos ao ar condicionado;
- diminuição da vida útil do aparelho.
Além disso, também é importante escolher um transformador com a tensão adequada para a potência do aparelho.
De forma geral, a recomendação da maioria dos profissionais é evitar o uso de transformadores sempre que possível.
O jeito então é tentar trocar o aparelho por um modelo com a corrente certa ou encontrar outras soluções para utilizar seu ar condicionado 220V.
Como usar meu ar condicionado 220V sem transformador?
A solução mais segura, embora também seja mais trabalhosa, é solicitar a adaptação da sua rede elétrica junto à concessionária de energia da região.
Ter a tensão 220V na sua casa pode aumentar um pouco o consumo de energia, mas pelo menos você garante a durabilidade do seu ar condicionado e ainda tem mais opções para a compra de futuros equipamentos.
Mas, lembre de jamais tentar fazer sozinho alguma modificação na rede elétrica da sua casa. Procure sempre a ajuda de um profissional!