Qual transformador usar para ar condicionado 12.000 BTUs? A maioria dos aparelhos de ar condicionado split hoje em dia possuem tensão 220V, mas muitas residências e prédios ainda têm apenas rede elétrica 127V.
Por isso, uma solução que muitos consumidores encontram é instalar um transformador para poder aproveitar o aparelho.
Já explicamos aqui no blog se é seguro usar transformador para ar condicionado, quais os cuidados precisam ser tomados e as alternativas possíveis. Confira se você tem dúvidas!
O principal fator que você precisa prestar atenção é a medida de potência do transformador.
No post de hoje, vamos falar sobre esse cálculo e especificar qual transformador usar para o ar condicionado split 12.000 BTUs, um dos modelos mais buscados aqui na loja virutal da Dufrio.
Como é feito o cálculo da potência do transformador?
Você não deve se basear diretamente no número de BTUs do seu ar condicionado split para definir a potência ideal do transformador.
Primeiro, porque as unidades de medidas diferentes. A potência em BTUs, dada pela Unidade Térmica Britânica, define a capacidade de refrigeração (ou trabalho realizado pelo compressor) do aparelho.
Já o transformador está ligado à potência elétrica do ar condicionado, ou seja, quantos kilowatts (kW) o aparelho consome para refrigerar ou aquecer o ambiente.
Não vamos entrar nas especificidades do cálculo, mas, resumidamente, a potência do transformador é definida pela soma entre a potência elétrica ativa e a potência reativa do ar condicionado. Assim, você chega a um valor dado em Volt Ampere (VA).
Percebeu que a relação entre o número de BTUs e a potência não é direta? Por isso, um ar condicionado split 12.000 BTUs não pode ser utilizado com um transformador de 12.000 VA.
Como escolher transformador para ar condicionado 12.000 BTUs?
Um cuidado que você precisa ter em mente é para não comprar um transformador com cálculo de potência extremamente preciso para seu modelo de ar condicionado.
Isso porque o transformador também consome energia e pode sofrer sobrecarga elétrica, correndo o risco de gerar superaquecimento, curto-circuito, danos ao aparelho e até incêndios.
Por isso, a recomendação é utilizar um transformador com potência um pouco maior do que a apontada no cálculo.
→ No caso dos aparelhos de ar condicionado split 12.000 BTUs, a maioria das fabricantes sugere transformador de pelo menos 2000 VA!
Antes da compra, a dica é conferir as especificações na ficha técnica do transformador e pedir ajuda a um profissional eletricista para verificar a amperagem, a wattagem e a frequência de hertz do seu aparelho de ar condicionado.
Assim você tem mais garantia de estar fazendo a escolha certa!
Conclusão
Existem alternativas ao uso do transformador para ar condicionado — a melhor delas é solicitar alteração na rede elétrica junto à concessionária de energia da região e adicionar a tensão 220V a sua casa ou prédio.
Mas se for imprescindível o uso do transformador para ar condicionado 12.000 BTUs, fique atento às especificações que comentamos e certifique-se de escolher a potência correta em Volt Ampere.
Conte sempre com a ajuda de um profissional capacitado para fazer qualquer instalação e cuidar bem do seu aparelho. Até a próxima!
Leia também: ar condicionado 110V realmente existe?