Você já ouviu falar em sistema on grid e off-grid? Sabe quais são as diferenças entre os dois?
Ambos os termos se referem ao funcionamento dos sistemas solares fotovoltaicos instalados em residências, propriedades e estabelecimentos comerciais para a geração de energia elétrica.
Quer saber mais? Acompanhe a leitura do post para entender qual a diferença entre sistema on grid e off grid e quais os benefícios você pode ganhar em cada sistema.
O que é sistema on grid
O sistema on grid é conectado à rede pública de energia. Portanto, ele possui um aparelho inversor interativo que converte a energia solar em energia elétrica e envia o que “sobra” para a rede elétrica.
Este envio para a rede acontece quando o sistema produz mais energia do que a propriedade consome, gerando créditos de energia para o proprietário do sistema que podem ser aproveitados em até cinco anos.
Além disso, também há um sistema de compensação: quando não incidência solar suficiente para gerar energia fotovoltaica (durante a noite, por exemplo), a concessionária fornece energia ao usuário.
A grande vantagem do sistema on grid é o custo-benefício a longo prazo, já que os custos se equilibram. Além disso, o usuário também pode aproveitar os créditos de energia para outra unidade de sua propriedade.
O que é sistema off grid
Por outro lado, diferente do sistema on grid, o sistema off grid não é conectado à rede pública de energia.
Ele funciona à base de baterias estacionárias que armazenam a energia gerada pelas placas fotovoltaicas (aqui, a corrente contínua é transformada em corrente alternada através de inversores elétricos).
O sistema off grid pode acabar sendo menos econômico quando comparado ao sistema on grid, porque ele não gera crédito de energia e demanda o custo da compra das baterias.
Sistema on grid e off grid: qual vale mais a pena?
Para saber qual sistema vale mais a pena, você deve avaliar as características técnicas e geográficas da propriedade, além dos custos e da finalidade da energia gerada pelos painéis solares.
Localidade
- Sistema on grid: uso restrito aos centros urbanos ou localidades com acesso à rede pública de energia elétrica.
- Sistema off grid: pode ser utilizado em localidades remotas, como áreas rurais sem acesso à energia elétrica.
Finalidade
- Sistema on grid: usado mais frequentemente para abastecimento de energia residencial.
- Sistema off grid: usado mais frequentemente para bombeamento de água, eletrificação de cercas e postes de luz.
Custos
- Sistema on grid: exige despesa com a compra e a instalação do sistema, e há retorno financeiro a partir da geração de crédito de energia na rede pública. É o sistema mais eficiente.
- Sistema off grid: exige despesa com a compra e a instalação do sistema, além da aquisição das baterias. Apresenta custo mais elevado.
Conclusão
Apesar das diferenças significativas entre o sistema on grid e off grid, ambos se mostram bastante vantajosos. Isso tanto no fator econômico quanto em relação aos impactos ambientais.
Por isso, na hora de comprar seu kit de energia solar, basta considerar as especificações de cada sistema para determinar qual se adequa melhor à sua propriedade, garantindo o máximo aproveitamento do potencial energético dos painéis solares.