Você tem interesse em investir em um sistema solar de geração de energia elétrica? Já ouviu falar no sistema fotovoltaico on grid?
Trata-se de uma opção que vem se mostrando muito vantajosa devido ao baixo custo de implantação do sistema e ao excelente custo-benefício a longo prazo.
Continue a leitura do artigo de hoje para saber mais sobre o funcionamento e as vantagens do sistema fotovoltaico on grid!
Como funciona o sistema fotovoltaico on grid?
Os sistemas fotovoltaicos de geração de energia elétrica funcionam a partir do potencial energético dos raios solares.
Residências e estabelecimentos com este tipo de sistema recebem painéis fotovoltaicos que são instalados no telhado, na cobertura/sacada ou mesmo na fachada. Estes painéis estão repletos de células solares que captam a energia (ou a radiação) do sol.
Por meio de um conversor acoplado aos painéis, a energia solar é transformada na energia elétrica que abastece a rede do local para ligar lâmpadas, aparelhos elétricos e eletrônicos, esquentar chuveiro etc.
Dito isto, vamos especificar o que diferencia o sistema on grid e off grid. A característica mais importantes do sistema on grid é a ligação com a rede pública de distribuição de energia.
Este tipo de sistema, conectado à rede pública, começou a se difundir a partir dos anos 1990 e na Alemanha em grande escala, servindo principalmente propriedades em regiões urbanas.
Anteriormente, o sistema off grid (que necessita de baterias para funcionar) foi o que mais se popularizou, proporcionando o acesso à energia elétrica em localidades mais distantes e isoladas.
Quais as vantagens do sistema fotovoltaico on grid?
O maior ganho do usuário que utiliza o sistema fotovoltaico on grid é a economia e o retorno financeiro.
Primeiramente, o sistema on grid é mais barato de instalar e tem custos manutenção mais baixos. Isso porque ele não utiliza baterias para armazenar energia, dispensando a compra e a troca destes dispositivos.
Também devido à ausência de baterias, o sistema on grid acaba tendo vida útil maior, gerando um custo-benefício interessante para o usuário.
Outra vantagem é a possibilidade de abastecimento de energia e compensação de crédito a partir da integração com a rede pública:
- Quando a demanda/consumo da propriedade é maior do que a produção do sistema fotovoltaico, a rede pública fornece energia para o local. Uma solução para regiões onde há chuva ou céu nublado com frequência.
- Quando a produção do sistema fotovoltaico é maior do que a demanda/consumo da propriedade, o excedente é enviado à rede pública, gerando descontos na conta de luz e créditos de energia que podem ser usados pelo usuário em até 5 anos (inclusive em outro imóvel).
Este sistema de compensação energética traz retornos financeiros mais significativos e que são percebidos em um prazo bem mais curto (comparado ao sistema off grid).
Além disso, quando a produção de energia é reduzida, a capacidade dos circuitos do sistema fica menos sobrecarregada, contribuindo para aumentar a durabilidade dos painéis.
Conclusão
Além de contribuir com o meio ambiente, agora você viu quantos outros benefícios pode ganhar ao adotar um sistema fotovoltaico on grid!
Então, que tal aprender mais sobre eficiência energética e conferir as vantagens da nova linha da Dufrio para você? Ou, aproveite e veja os kits de energia solar em nossa loja online!