Você sabia que um ar-condicionado pode durar até 30 anos? Apesar de o tempo de vida útil desses aparelhos ser, em média, de 10 a 15 anos, se bem cuidados, esses equipamentos podem ser utilizados por décadas.
Em geral, ar-condicionados usados em empresas tendem a durar menos tempo, cerca de uma década, pois costumam ser ligados por mais tempo e com frequência. Enquanto que aparelhos instalados em residências costumam permanecer funcionando pelo dobro desse tempo.
Mais eficiência, menos gasto energético e maior troca de ar-condicionados
Outro fator que, de certo modo, vem reduzindo o tempo de uso de um mesmo aparelho de ar-condicionado é o surgimento de opções mais modernas desses equipamentos, que trazem maior eficiência e economia na conta de luz. O que impulsiona o usuário a se desfazer mais rapidamente de um equipamento mais antigo em menos tempo.
Por isso, é importante, antes de comprar um ar-condicionado, avaliar qual o aparelho ideal para a sua necessidade. Para facilitar esse processo, você pode consultar a nossa Calculadora de BTUs.
Por meio da Calculadora, você alinha o tamanho do ambiente, quantidade de pessoas nele, entre outros fatores para a aquisição do seu ar-condicionado.
Como prolongar a vida útil do seu ar-condicionado
O fato é que, independentemente do uso do ar-condicionado ser em residência ou empresa, os cuidados para estender a sua vida útil são basicamente os mesmos. Confira abaixo alguns pontos que você precisa considerar a fim de ampliar o prazo de uso do seu equipamento:
- Analise o local de instalação do seu ar-condicionado. Ambientes próximos à praia ou com um elevado índice de poluição podem reduzir a expectativa de vida do seu aparelho.
- Limpe os filtros, pelo menos uma vez por mês, e troque-os, a cada 3 a 6 meses. Além de prejudicar a saúde das pessoas que estão no ambiente, filtros sujos comprometem a eficiência e consequentemente a saúde do seu equipamento.
- Evite usar conversores/transformadores de energia para ligar o seu ar-condicionado. Dê preferência a utilizar a voltagem indicada para o funcionamento correto do aparelho.
- O uso do aparelho em dias de chuva, principalmente com raios, pode danificá-lo. Proteja-o com uma capa para que a umidade não comprometa o seu interior, e retire-o da tomada quando houver raios.
- Faça manutenções preventivas e/ou preditivas, tendo em vista o local de instalação do seu equipamento – o que interfere diretamente na limpeza periódica do mesmo.
Lembrando que parte da limpeza pode ser feita por você mesmo, mas a limpeza de componentes internos, como a serpentina das unidades evaporadora e condensadora, precisa ser feita por um técnico credenciado.
E aí, ficou mais claro o tempo de uso e que fatores influem na longevidade do seu ar-condicionado?
Deixe nos comentários, a sua dúvida sobre o assunto, caso tenha ficado alguma, mesmo após a leitura deste texto. Aproveite também o nosso frete grátis para todo o Brasil, por tempo limitado, para a compra dos nossos produtos!