Quem costuma se exercitar regularmente sabe como é mais difícil manter a prática em dias muito frios ou excessivamente quentes. O desconforto atrapalha a rotina e pode até afetar a saúde. Porém, surge a dúvida: usar ar-condicionado em academia é seguro? Vale a pena?
Vamos abordar alguns tópicos importantes sobre o assunto para esclarecer se essa é a melhor opção para o estabelecimento e ajudar você nessa decisão. Acompanhe!
Ar-condicionado em academia faz mal?
Usar um aparelho de ar-condicionado no espaço de prática de exercícios pode ser, na verdade, benéfico. Para isso, é essencial fazer um planejamento de climatização para o local, considerando a metragem do local e a média de frequentadores. Uma empresa especializada pode ajudar nisso.
Outro ponto importante é que a temperatura deve ser mantida em um nível que seja agradável ao corpo, entre 20℃ e 25℃. Além disso, cuidar da umidade do ar é outro ponto essencial para garantir o bem-estar dos alunos. Ela deve ficar sempre entre 40 a 60%.
Como deve ser feita a manutenção?
Em um local de grande concentração de pessoas, como escritórios, por exemplo, já é preciso ter um cuidado a mais na manutenção do aparelho de ar-condicionado, para garantir que ele não prejudique a saúde das pessoas.
Quando se trata de academia, um ambiente em que os alunos trabalham a capacidade cardiovascular e a respiração, essa manutenção torna-se ainda mais necessária. A lavagem dos filtros deve ser feita toda semana, ou no máximo, a cada 15 dias em períodos de pouco movimento.
Esse cuidado com a higienização contribui para o bem-estar dos frequentadores e evita problemas com a imagem da academia. Afinal, quem quer malhar em um lugar no qual as pessoas vivem tendo problemas causados pela falta de limpeza do ar-condicionado?
Quais modelos de ar-condicionado são indicados para academia?
Para a instalação de ar-condicionado em academia, recomendamos aparelhos que ofereçam ventilação mecânica ou natural. Sistemas centrais de insuflação também são uma boa pedida, por promoverem um ambiente mais refrescante e agradável através de dutos.
Outra boa pedida é usar um purificador de ar, capaz de remover boa parte dos germes, bactérias e fungos, tornando o ambiente mais salubre para os frequentadores.
Também vale a pena usar sistemas de cortinas de ar. Esse recurso evita a entrada de ar quente, poluição e insetos da rua para a academia, da mesma maneira que impede a saída de ar frio do local, formando um isolamento. As cortinas de ar são excelentes para estabelecimentos que ficam com as portas abertas.
Há algum outro cuidado importante com ar-condicionado em academia?
Sim! Tome muito cuidado com o choque térmico! Quando saímos bruscamente de um lugar muito quente ou muito frio, nosso corpo pode sofrer sérios danos.
A melhor maneira de evitar esse problema é manter sempre o ar condicionado em temperatura agradável, para que a diferença entre o clima externo e interno não seja tão gritante.
E você, gostou das nossas dicas de uso de ar-condicionado em academia? Lembre-se sempre que oferecer um ambiente agradável e seguro é indispensável para manter os alunos atuais e atrair novos interessados.
Aproveite para acompanhar o nosso canal no YouTube, conhecer melhor a Dufrio e conferir as nossas dicas sobre aparelhos!