Leitura: 4min

Ar-condicionado com mau cheiro? Saiba o que fazer!

Dufrio Refrigeração

17 jul 2017

Compartilhe:

Se o seu aparelho de ar condicionado está começando a apresentar um mau cheiro, é hora de encontrar e limpar a fonte desse problema. Os odores do ar-condicionado geralmente provêm e outros micro-organismos que se proliferam nos filtros do aparelho ao longo do tempo de uso do aparelho sem limpeza e higienização correta. —, mas também podem ser causados por outras coisas.

Para descobrir o que pode estar deixando o seu ar-condicionado com mau cheiro, você precisará seguir alguns passos. Abaixo, descrevemos quais são eles e o que pode ser feito para solucionar o mal odor em cada caso! Acompanhe conosco:

Passo 1: Verifique a sua unidade de ar-condicionado

Dependendo do estilo e do modelo, abra as tampas, o topo ou os painéis de acesso do seu aparelho de ar condicionado. Usando uma lanterna, olhe dentro da unidade a procura de sinais do que pode estar deixando o ar-condicionado com mau cheiro. Procure por animais mortos (ratos, ratos, morcegos, esquilos ou cobras), vegetação em decomposição, mofo ou bolor. Se você tem uma unidade de janela, remova a unidade da janela e coloque-a no chão ou em uma superfície plana ao ar livre. Utilize luvas de látex para remover detritos visíveis ou animais mortos que você possa alcançar.

Passo 2: Cheque o dreno do aparelho

Encontre e remova a mangueira de drenagem do seu aparelho de ar condicionado para fazer a limpeza. Lave-a com água sanitária e água quente, ou com vinagre branco destilado não diluído, se você não quiser usar alvejante, para matar qualquer fungo ou mofo que possa estar na linha. Deixe a mangueira secar. Em uma unidade de janela você não terá uma mangueira, mas você pode ver a bandeja de drenagem embutida e o orifício de drenagem. Certifique-se de que a bandeja e o orifício estejam limpos. Use uma escova de dentes velha se necessário.

Passo 3: Verifique se o aparelho não está sobrecarregado

Primeiro, verifique o filtro de ar para ver se ele está muito sujo, pois isso pode restringir o fluxo de ar e superaquecer os aquecedores de resistência elétrica.

Se não for um problema de filtro, certifique-se de que a eletricidade está desligada no interruptor principal. Um técnico profissional precisará verificar o problema e fazer reparos. Um odor de queimado tipicamente é um problema interno do equipamento. A tentativa de corrigir qualquer um desses itens por conta própria pode resultar em ferimentos graves.

Passo 4: Veja se não é preciso substituir o filtro

Um cheiro de mofo, como falamos, é o mais comum dos sistemas de ar-condicionado com mau cheiro. Quando o aparelho está em execução, há muita condensação dentro da unidade. Quando a umidade não drena adequadamente, pode escapar para dentro do ar-condicionado, causando mofo ou fungos. Encontrar o local onde o acúmulo do mofo está e limpar resolverá o problema.

Os cheiros de mofo não são problemas graves para o funcionamento da unidade, mas a má qualidade do ar aumenta o risco de infecções respiratórias em adultos e crianças. Embora você ainda possa usar a unidade enquanto espera fazer reparos, você não deve adiar a manutenção por causa da saúde da sua família.

Aproveite e cheque os filtros da seu ar-condicionado com mau cheiro e faça a troca dos mesmos. Se seu ar-condicionado usa filtros reutilizáveis, limpe-os com água com sabão quente e enxague com uma solução de branqueamento diluída com uma parte de água sanitária para cada dez partes de água. Verifique os filtros antigos procurando por mofo ou fungos.

Passo 5: Verifique os resultados

Depois de checar todos esses itens no seu ar-condicionado com mau cheiro, ligue seu aparelho e verifique se ele ainda apresenta algum cheiro ruim. Se o odor persistir, não hesite em chamar um técnico especializado para verificar o problema!

Gostou do nosso post? Leia também nosso artigo sobre o vazamento de gás refrigerante e aprenda mais sobre como manter seu ar-condicionado em perfeito estado!

Compartilhe:

Próximo...

Como congelar alimentos sem perder as propriedades nutritivas? Veja!

Recorrer ao congelamento de alimentos para garantir maior praticidade e para evitar desperdícios no dia a dia é uma ótima prática, mas é bom ficar atento a algumas recomendações na hora de fazer isso para garantir maior qualidade na prática

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.