Leitura: 5min

Quais são os benefícios do ar-condicionado em academias?

Dufrio Refrigeração

04 set 2017

Compartilhe:

O assunto pode ser polêmico, mas a solução é simples. Enquanto médicos alertam para os riscos de praticar exercícios físicos em um local fechado com ar condicionado ligado, muitos gestores de academias mantém o ambiente refrigerado para oferecer mais conforto aos atletas. Sim, porque a atividade física praticada no calor também é prejudicial à saúde. Como então fazer a climatização desses ambientes? Qual a melhor forma de usar o ar-condicionado em academias? Veja agora como solucionar essa questão delicada de forma saudável e eficiente.

Exercício físico no calor é prejudicial à saúde

Nem é preciso ser médico para saber que calor e exercícios físicos não combinam. Quando, além da temperatura a umidade também está alta o quadro fica ainda mais complicado – e haja disposição para manter o foco. Mas uma pesquisa sobre como as mitocôndrias são influenciadas pela temperatura mostra agora que o desconforto é o de menos: a prática de exercícios em ambientes quentes pode prejudicar as células dos tecidos musculares.

O estudo da Universidade de Nebraska (EUA) foi desenvolvido com 36 pessoas que tiveram amostras do tecido da coxa retiradas após 1 hora de pedaladas em um ambiente com temperatura controlada em 6ºC, 20ºC e 32ºC.

O resultado foi a descoberta de que a temperatura baixa é melhor para a prática de exercícios do que a alta. Para se ter uma ideia, a pesquisa mostra que o calor chegou a alterar a fisiologia dos participantes – como sequer tivessem se exercitado.

Os resultados foram ainda mais prejudiciais quando a umidade do ambiente foi intensificada: ela prejudica o resfriamento natural do corpo porque impede o suor de evaporar corretamente. Para os cientistas americanos, os treinos devem ocorrer em ambientes refrigerados, até porque a diminuição da temperatura ambiente também reduz a umidade relativa do ar.

A descoberta vai contra a opinião de alguns médicos, que afirmam que o sistema imune sofre uma baixa para reparar os tecidos lesados durante o exercício. Dessa forma, o organismo fica mais vulnerável à ação infecto-contagiosa dos microrganismos de um ambiente refrigerado fechado, onde não haja troca do ar circulante com o meio externo.

Como deve ser o ar-condicionado para academias

É justamente nesse ponto que entra a solução sobre o ar-condicionado para academias. Além do conforto térmico e da melhora do desempenho apontada pelos cientistas da Universidade de Nebraska – já que nas temperaturas baixas o calor produzido pelos exercícios torna o treino mais confortável – o ar-condicionado para academias também mantém o ambiente livre da poluição exterior, melhorando a respiração.

Por outro lado, vários modelos trabalham purificando o ar ambiente, chegando a remover até 99% dos germes, fungos, bactérias e demais microrganismos, o que praticamente elimina o  risco de contágio mesmo que haja algum atleta gripado no ambiente.

Como o ideal é manter a troca de ar com o ambiente externo, também é possível promover a climatização local, combinando um sistema de ar-condicionado e cortinas de ar. Esse aparelho é feito para locais em que as portas devem permanecer abertas.

Colocada acima delas, a cortina de ar funciona impedindo a perda do ar frio interno ao mesmo tempo em que impede a entrada do ar quente, de poeira, poluição e insetos. A combinação de ambos os aparelhos proporciona conforto térmico e ajuda a manter o ambiente limpo, livre de substâncias e microrganismos prejudiciais à saúde.

Manutenção do ar-condicionado nas academias deve ser prioridade

O principal problema do ar condicionado em academias não está no aparelho em si, mas na forma como é feita a sua manutenção. Isso porque é preciso que os filtros estejam sempre muito bem higienizados, de forma a filtrar o ar com a eficiência necessária.

O ideal, para locais em que o uso é constante, é que a manutenção preventiva, com a lavagem dos filtros, seja feita toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias se não houver muito movimento.

Já a temperatura do ar-condicionado nas academias deve ser ajustada entre 20ºC e 25ºC, considerada ideal para a prática de exercícios. A umidade relativa do ar, por sua vez, deve ser regulada entre 40% e 60%. Dessa forma o ar condicionado para academias será perfeito para favorecer a saúde e a performance dos atletas.

A falta de manutenção do ar-condicionado em academias pode facilitar infecções respiratórias. Foto: Istockphoto

E você, já encontrou o ar condicionado para academia ideal? Então aproveite e dê uma olhada nas ofertas da Dufrio, lá você encontrará os melhores aparelhos de ar condicionado com purificador e cortinas de ar. 

Compartilhe:

Próximo...

Conheça o ar-condicionado multi split, ideal para climatizar dois ou mais ambientes

Quer deixar toda a sua casa climatizada? Não sabe como oferecer mais conforto climático para seus clientes em todos os recintos da sua loja, restaurante ou escritório sem precisar gastar uma fortuna?

Leia também

Notícias

DUFRIO NA FEBRAVA 2025

Chegamos ao final da FEBRAVA 2025 com aquele sentimento único que só eventos históricos são capazes de proporcionar: uma mistura de realização, inspiração e grande expectativa pelo futuro. Se a feira é tradicionalmente o termômetro da nossa indústria, esta edição pode ser comparada a uma bússola, apontando com clareza as

Conteúdo para Instalador
Dicas
Dicas de Economia

Como escolher eletrodomésticos com melhor eficiência energética?

Substituir eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais eficientes pode parecer apenas uma questão de modernizar a casa. Mas, na prática, essa decisão impacta diretamente em dois aspectos cruciais do dia a dia: a economia na conta de luz e a sustentabilidade ambiental. Hoje, mais do que nunca, a busca

Dicas
Dicas de Economia
Eletrodoméstico

Como conservar alimentos corretamente na geladeira

Se você já abriu a geladeira e encontrou frutas murchas, verduras queimadas pelo frio ou sobras com cheiro estranho, saiba que não está sozinho. Conservar alimentos corretamente não é apenas uma questão de organização, mas também de segurança alimentar, economia e aproveitamento máximo dos produtos. Um armazenamento correto pode reduzir

Ar Condicionado

Dufrio marca presença na Febrava 2025, a maior feira de refrigeração da América Latina

De 09 a 12 de setembro de 2025, a Dufrio estará presente na Febrava, a principal feira da América Latina voltada para os setores de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar e Águas. O evento acontece no São Paulo Expo – SP e reúne os maiores players do