Em tempos de mudanças climáticas e estações cada vez mais agressivas, proporcionar conforto aos seus clientes é praticamente aumentar o tempo em que ele passa na sua loja. Se esse conforto vier acompanhado de economia energética para o empreendedor, então quem sai ganhando é a sustentabilidade do seu negócio. Nesse sentido, a cortina de ar pode ter um papel fundamental na sua estratégia de crescimento. Você já pensou nisso?
A presença do aparelho tem aumentado em estabelecimentos das mais diversas áreas, configurando um casamento perfeito com o ar-condicionado. Só que muita gente não sabe direito como ele funciona nem o que faz, e acaba perdendo uma boa chance de climatizar o ambiente e melhorar a experiência do usuário.
Saiba mais sobre a cortina de ar e conheça todos os seus benefícios!
O que é Cortina de Ar?
A cortina de ar é um tipo de equipamento cujo princípio de funcionamento é bastante fácil de entender: ele cria uma barreira de ar no local em que é instalado, impedindo que a temperatura interna seja influenciada pela externa. Dessa forma, a cortina de ar mantém o clima do escritório e da loja, por exemplo, sempre equilibrado. Mas é bom ressaltar que a cortina de ar não é um substituto para o ar condicionado, ao contrário: ela ajuda a torná-lo mais eficiente e econômico.
Basicamente, a cortina de ar foi criada para ajudar a manter a temperatura fresca em locais que, apesar de terem ar-condicionado, não podem ficar com portas e janelas fechadas – justamente como lojas e instalações comerciais. Como o ar de fora não entra e o ar de dentro, fresquinho, não sai, os ar-condicionados não precisam trabalhar no máximo, e acabam não só tendo a vida útil prolongada, exigindo menos reparos, mas também consumindo menos energia elétrica.
Cortina de ar e ar-condicionado: o casamento perfeito
Somente pelos motivos destacados, a cortina de ar já seria uma boa solução, porém ela também traz ainda outros benefícios. Como o equipamento fica instalado acima de portas e janelas, acaba evitando também a entrada de insetos e microrganismos, como bactérias – além de poeira e poluição. Ou seja, o ar fica muito mais limpo, a vida do ar-condicionado é prolongada e a conta de luz ainda vem mais barata. Tudo limpo e organizado pela própria força do ar. A cortina de ar acaba sendo amiga do meio ambiente, da saúde e do bolso.
A cortina de ar pode ser usada em praticamente em qualquer lugar público. Nos locais em que há grande circulação de pessoas e/ou grandes acessos (hospitais, estádios, cinemas, escolas, supermercados etc) as mais comuns são as de 150 cm – mais potentes e capazes de cobrir uma área maior.
É bom lembrar que ela deve ser colocada de forma a cobrir todo o vão da porta, então pode ser necessário combinar dois ou mais aparelhos. Nos lugares em que a circulação de pessoas é menor (bancos, bares, restaurantes, academias, etc) os modelos também menores, de 90 cm ou 120 cm, costumam dar conta.
Apesar de ainda ser menos comum, a cortina de ar também pode ter uso residencial, funcionando da mesma forma. Ela mantém a temperatura sempre fresquinha e ainda ajuda a reduzir até 35% do consumo de energia elétrica. Assim, o conjunto dos dois equipamentos deixa a sua casa muito mais saudável e fresquinha – e ainda colabora para manter o orçamento em dia. Enfim, o casamento perfeito.
Aproveite para conhecer modelos de ar condicionado na Dufrio!
Limpeza e manutenção correta da cortina de ar ajudam a economizar energia
No entanto, como qualquer outro equipamento, a cortina de ar também precisa de limpeza e manutenção adequada para cumprir sua função para gerar economia de energia. Os cuidados são simples, e devem ser feitos regularmente. Para isso, basta manter rotores e carcaça sempre limpos, livres de poeira, usando apenas pano seco. Evite solventes ou detergentes, que podem prejudicar o aparelho. Desligue a cortina de ar da tomada sempre que for fazer algum tipo de manutenção, mesmo a limpeza básica do dia a dia, assim você evita levar choque.
Também regularmente, reaperte os parafusos de fixação da cortina de ar. Fique especialmente atento a vibrações excessivas. Uma vez por ano, faça uma limpeza mais profunda, que deve ser realizada por um técnico especializado, porém sempre chame a equipe técnica caso note algum comportamento fora do normal.
Na hora da compra, prefira sempre aparelhos com certificação de energia e reconhecidos por sua eficiência, qualidade e segurança. A instalação só deve ser realizada por pessoal qualificado, já que sua eficiência depende de diversos fatores, como velocidade, quantidade de ar e a altura na qual a cortina será instalada.
Viu como a cortina de ar e o ar-condicionado são um casamento perfeito? Aproveite e encontre a cortina de ar perfeita para o seu caso na Dufrio e conheça os melhores modelos de ar-condicionados!