Leitura: 5min

Por que as empresas precisam se preocupar com a manutenção do ar-condicionado

Dufrio Refrigeração

19 dez 2017

Compartilhe:

Muitas empresas só se preocupam com a manutenção do ar-condicionado quando ele manifesta problemas – o que está muito, muito errado em vários sentidos. Dessa forma, você reduz o tempo útil das peças e do próprio aparelho como um todo e consome muito mais energia do que o necessário. Além disso, pode causar reações alérgicas ou problemas pulmonares que podem ser resultado, dentre outras causas, de uma Síndrome do Edifício Doente. Veja porque a manutenção do ar-condicionado deve ser uma preocupação regular que ajuda o empreendedor a proteger a saúde de seus funcionários e a garantir o bem-estar no ambiente de trabalho. 

Manutenção do ar-condicionado não é custo, é investimento 

Como empreendedor muito provavelmente você imagina que basta instalar e deixar a manutenção do ar-condicionado para quando ele começar a apresentar problemas – assim estará reduzindo os custos o máximo possível e evitando gastos desnecessários com equipe especializada, certo? Errado, provavelmente o que você está conseguindo é justamente o contrário: acabar gastando mais em pouco tempo.

Toda empresa deve ter um cronograma de manutenção do ar-condicionado, evitando futuras falhas. Lembre-se que como o aparelho funciona durante a maior parte do dia e com várias pessoas, o desgaste é grande. Sem a manutenção preventiva do aparelho o desgaste das peças é maior e o próprio aparelho ou do sistema como um todo tende a ter vida útil menor. A limpeza dos filtros, por exemplo, é fundamental, e deve ser feita pelo menos uma vez por mês – ou antes quando é grande a circulação de pessoas no local.

Como saber se está na hora de fazer a manutenção do ar-condicionado 

Há vários sinais que podem indicar que está na hora de fazer a manutenção do ar-condicionado. A falta de limpeza dos filtros, por exemplo, é o maior motivo pelo qual muita gente ainda acredita no mito de que o ar-condicionado faz mal: filtros sujos podem causar diversas doenças por causa dos fungos, bactérias e microrganismos em geral acumulados e que são responsáveis por diversos tipos de alergias, irritação das mucosas nasais, casos de falta de ar e até fadiga, por exemplo.

De acordo com infectologistas, aparelhos de ar-condicionado sujos podem desencadear infecções pulmonares e até mesmo problemas de sinusite, rinite e asma. E aí entra outro problema para a empresa, a queda da produtividade. Mal estar dos colaboradores, licenças médicas e ausências para ir a consultas reduzem o ritmo de produção em qualquer empresa – tudo por conta da falta de manutenção do ar-condicionado. O problema é tão comum que já tem até nome: Síndrome do Edifício Doente.

Manutenções periódicas nos aparelhos ajudam a melhorar a qualidade do ar.

O ar-condicionado em si, não faz mal, muito pelo contrário. Além de deixar as impurezas do lado de fora, muitos aparelhos purificam até 99% das substâncias que estão no ar do ambiente refrigerado. Por isso, se seus funcionários andam constantemente gripados ou com alergias, fique esperto: provavelmente está na hora de uma manutenção corretiva.

Por outro lado, pouca ou nenhuma variação de temperatura entre o ar-condicionado ligado ou desligado, aquele famoso pinga-pinga de água que muita gente acha que é normal (mas não é) e/ou mau cheiro no ar são sinais de que alguma coisa está errada.

Outro sintoma de que é hora de fazer a manutenção do ar-condicionado é o alto consumo de energia. Ar-condicionado novos ou em perfeitas condições não gastam muita energia elétrica, o oposto de quando há problemas de funcionamento.

No entanto, há aparelhos, como os de tecnologia inverter, que chegam a economizar até 60% em relação aos aparelhos convencionais. Por tudo isso, a manutenção do ar-condicionado está longe de ser um custo, mas sim um investimento: no bem-estar  e na própria vida útil, do sistema de ar-condicionado da sua empresa.

Será que sua empresa precisa do PMOC?

A questão da manutenção do ar-condicionado nas empresas é tão séria que foi criado o PMOC, o Plano de Manutenção, Operação e Controle. Como forma de evitar a Sìndrome do Edifício Doente, o PMOC foi estabelecido pela Portaria 3.523/98 e pela Resolução 09/2003 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Através de procedimentos específicos a PMOC procura minimizar o risco potencial à saúde de pessoas, profissionais e visitantes com permanência prolongada em ambientes climatizados.

O PMOC deve fazer parte da rotina de manutenção preventiva de todas as empresas com sistemas de refrigeração, condicionamento de ar, ventilação e aquecimento com capacidade acima 60.000 BTUs.  O planejamento de manutenção do ar-condicionado deve abranger, de acordo com as normas do PMOC, verificação do estado de limpeza, remoção da sujeira, lubrificação dos equipamentos e manutenção de todos os componentes.

O PMOC deve incluir ainda a verificação geral do sistema e seu funcionamento com coleta de informações sobre falhas, sujeira excessiva e demais condições físicas dos aparelhos, sinalizando a necessidade de troca de componentes. Um modelo do PMOC, está disponibilizado como anexo na própria portaria do Ministério da Saúde, que você pode acessar clicando no link acima.

Ainda tem alguma dúvida sobre manutenção de ar-condicionado? Quer saber mais sobre o assunto? Pergunte para a gente que a Dufrio responde!

Compartilhe:

Próximo...

5 maneiras de refrescar sua casa durante os dias quentes de verão

Em praticamente todas as regiões do país as estações estão cada vez mais misturadas, o que significa que a qualquer momento pode bater aquele calor de rachar.

Leia também

Conteúdo para Instalador
Dicas
Dicas de Economia

Como escolher eletrodomésticos com melhor eficiência energética?

Substituir eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais eficientes pode parecer apenas uma questão de modernizar a casa. Mas, na prática, essa decisão impacta diretamente em dois aspectos cruciais do dia a dia: a economia na conta de luz e a sustentabilidade ambiental. Hoje, mais do que nunca, a busca

Dicas
Dicas de Economia
Eletrodoméstico

Como conservar alimentos corretamente na geladeira

Se você já abriu a geladeira e encontrou frutas murchas, verduras queimadas pelo frio ou sobras com cheiro estranho, saiba que não está sozinho. Conservar alimentos corretamente não é apenas uma questão de organização, mas também de segurança alimentar, economia e aproveitamento máximo dos produtos. Um armazenamento correto pode reduzir

Ar Condicionado

Dufrio marca presença na Febrava 2025, a maior feira de refrigeração da América Latina

De 09 a 12 de setembro de 2025, a Dufrio estará presente na Febrava, a principal feira da América Latina voltada para os setores de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar e Águas. O evento acontece no São Paulo Expo – SP e reúne os maiores players do

Ar-condicionado Hitachi
Ar Condicionado

Como um ambiente bem climatizado pode impulsionar seu negócio

Empreendedores sabem, a experiência do cliente e a produtividade da equipe caminham lado a lado. Em espaços comerciais, o conforto térmico tem papel direto nessa equação. Seja em um restaurante, consultório ou loja, um ambiente climatizado pode influenciar o tempo de permanência do cliente, a qualidade do atendimento e até