A crescente população nas cidades litorâneas e o calor excessivo, leva os consumidores a adquirirem cada vez mais equipamentos de Ar Condicionado procurando fugir do calor. Mas, geralmente apesar do cobre e alumínio, principais componentes dos tubos e aletados das condensadoras, serem bastante resistentes à corrosão, quando expostos ao ar e condições adversas, a resistência desses metais pode não ser a mesma, levando os equipamentos sofrerem com o fenômeno da maresia, que nada mais é que o transporte pela atuação do vento e outros fatores ambientais, das partículas da água do mar que não é pura, e acaba entrando em contato com objetos metálicos que são corroídos.
Quais as vantagens?
Quando falamos em prédios comerciais ou residenciais a beira mar, pensamos no sistema de ar condicionado VRF mas como prevenir a ação da maresia sendo que o investimento é alto?
Pensando nisto, a LG desenvolveu o VRF Multi V IV ANTICORROSIVO.
Para oferecer uma durabilidade três vezes maior contra salinidade e nove vezes maior contra compostos ácidos. A serpentina recebeu uma camada extra de epóxi, além do filme hidrofílico normal. A camada de resina epóxi é facilmente percebida por conta da cor preta que a serpentina passa a ter. Além de ser uma resina mais resistente que a resina acrílica utilizada nas serpentinas douradas, é também duas vezes mais espessa, atingindo densidade média de 1,8µm. Além da serpentina, todos os demais componentes da máquina são protegidos: suportes de válvula, base, painéis, suportes do motor e painel de controle. Todos eles recebem dupla camada de pintura, conforme imagem abaixo. Por último, o motor do ventilador também tem proteção especial.
A medição da vida útil exata de uma condensadora tradicional em um ambiente de risco é uma tarefa bastante complexa. É preferível utilizar o histórico de durabilidade de outros aparelhos no local para se obter uma estimativa. Dessa forma, se as máquinas de outras instalações duraram, por exemplo, 5 anos antes de pararem de funcionar, a máquina anticorrosão irá ter uma vida útil esperada de 15 anos sob as mesmas condições.
Referências:
http://partner.lge.com/br/portal/download/download/retrieveMarketingCollateralList.lge
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/maresia-corrosao-dos-metais.html