Nos últimos dois anos, segundo dados coletados em 52 países pela Aliança Global da Cadeia do Frio (AGAC, na sigla em inglês), a capacidade mundial de armazenamento frigorificado teve um salto de 8,6%, alcançando a marca de 600 milhões de metros cúbicos. Isso se deve, em certa medida, à crescente preocupação com o armazenamento e transporte correto de produtos perecíveis.
O avanço da população e a necessidade de se estocar mais alimentos também têm sido apontados como fatores que impulsionaram o mercado de refrigeração no período. E as perspectivas seguem otimistas. Segundo a consultoria Transparency Market Research, o mercado global de equipamentos de refrigeração comercial deverá crescer, em média, 8% ao ano até 2018.
Varejo e alimentação fora do lar impulsionam setor de refrigeração
Um dos segmentos que tem ajudado na expansão do setor de refrigeração têm sido os supermercados. Nesse tipo de estabelecimento, a refrigeração é um dos elementos centrais do negócio. Os equipamentos refrigerados se fazem necessários para expor alimentos vendidos diretamente ao consumidor final, ou para armazenamento, como é o caso das câmaras frigoríficas, que conservam as carnes, por exemplo.
Como há cada vez mais gente vivendo nas grandes cidades e com menos tempo para o preparo de comida em casa, os supermercados precisam estar preparados para atender a essa demanda, e precisam investir cada vez mais em refrigeração. Afinal, alimentos congelados, prontos ou parcialmente preparados, muito consumidos por quem passa a maior parte do dia fora de casa, necessitam de refrigeração adequada.
Novos recursos e tecnologias têm sido implementados pelas empresas de refrigeração a fim de tornar esses equipamentos ainda mais eficientes e sustentáveis. A Dufrio é expert no assunto e, além de expositor refrigerador, ilhas para congelados e freezer horizontal e vertical, também oferece câmaras frigoríficas personalizadas para estabelecimentos comerciais. Acesse nosso site e confira!