É quase um clássico das brigas nos ambientes corporativos: uns sentem mais calor e outros sentem mais frio quando o ar-condicionado está ligado. Provavelmente, você que está lendo este artigo agora já presenciou alguma reclamação semelhante e se questiona: Afinal, qual é a temperatura ideal no ambiente de trabalho? Resolvemos este mistério! Siga lendo e confira.
Antes de mais nada: O que é conforto térmico?
Conforto térmico é o que todas as empresas e escritórios devem buscar no momento que projetam a climatização dos seus ambientes. Este conceito fala sobre a satisfação expressada pela mente humana referente a temperatura do ambiente que o circula.
Ademais, buscar o conforto térmico permite com que colaboradores consigam permanecer em um espaço por mais tempo de forma confortável, exercendo suas tarefas e buscando o melhor resultado em seus esforços. Entretanto, vale salientar que o conforto térmico varia de pessoa para pessoa, mas com um estudo aprofundado, é possível estabelecer uma temperatura média ideal para que todos estejam satisfeitos.
Confira abaixo alguns dos benefícios de buscar o conforto térmico para criar a temperatura ideal no ambiente de trabalho:
- Melhora a performance humana dos colaboradores;
- Economia de energia ao evitar a troca constante de temperatura do ar;
- Conforto e mais saúde, evitando os famosos choques térmicos;
- Fim das brigas quanto a temperatura do escritório.
Qual a temperatura ideal no ambiente de trabalho?
O assunto sobre o clima ideal nos espaços corporativos já deu tanto o que falar que virou uma importante pauta dentro do próprio ministério do trabalho. Logo, é previsto que a temperatura média dos espaços que ocupem laboratórios, escritórios e salas de estudos esteja entre os 20° e 23° graus celsius. Esta é uma norma criada para evitar brigas e problemas administrativos quanto a temperatura do ar-condicionado de um espaço de trabalho público.
Está montando agora um escritório novinho? Vem conferir nossas dicas para criar um ambiente de trabalho legal para todos.
Vale salientar que a umidade do ar também é importante de ser cuidada, já que é uma das principais causas de doenças respiratórias. Contudo, ela precisa estar entre 40% no verão e entre 40% e 80% no inverno. Fique atento!
Como solucionar as brigas quanto a temperatura?
A melhor maneira de solucionar este problema ainda é trabalhar a temperatura do ambiente de acordo com as normas criadas pelo ministério do trabalho.
Entretanto, se os colaboradores possuem mesmo assim opiniões muito discrepantes quanto a temperatura do ambiente, sugerimos as seguintes dicas para chegar a um consenso quanto ao conforto térmico ideal:
- Faça uma pesquisa interna sobre qual a temperatura ideal;
- Busque aparelhos de ar-condicionado do tipo corporativos;
- Calcule a carga térmica que cada ambiente precisa suprir;
- Use películas de proteção solar para amenizar a temperatura;
- Faça a limpeza correta do ar-condicionado e manutenção do sistema;
- Tenha um ar-condicionado para cada setor da empresa.
Lembre-se que a temperatura pode afetar a produtividade dos colaboradores, logo, deve-se evitar os extremos do ar-condicionado. Ou seja, deixe claro que a empresa não pode operar com 16°C mas que também não pode estar em 30°C, sendo necessário chegar a um meio termo para todos.
Tipos de ar-condicionado ideais para escritórios
Agora que você já sabe dicas de como criar uma temperatura ideal, trouxemos ideias de ares-condicionados que podem melhorar a experiência climática do ambiente de trabalho.
1 – Ar-condicionado do tipo multi split
Ideal para os espaços corporativos que possuem uma evaporadora em cada departamento. Os multi splits são úteis e funcionais quanto a instalação da condensadora, afinal, é necessário de uma delas para conseguir fazer rodar até mesmo 4 partes internas do aparelho, todas ligadas em temperaturas diversas.
- Ar-condicionado Multi Split Daikin Inverter 24 mil BTUS;
- Ar-condicionado Multi Split LG Inverter 12 mil BTUS;
- Ar-condicionado Multi Split Midea 42 mil BTUS;
- Ar-condicionado Multi Split LG Artcool 30 mil BTUS.
2 – Ar-condicionado do tipo cassete
Este produto é ideal para climatizar grandes e médios ambientes, sendo sua instalação ideal feita no teto. São produtos que operam em uma temperatura, perfeitos para espaços de coworking. Confira alguns modelos:
- Ar-condicionado cassete Daikin Sky 42 mil BTUS;
- Ar-condicionado cassete Carrier 36 mil BTUS;
- Ar-condicionado cassete Hitachi 36 mil BTUS;
- Ar-condicionado cassete Elgin 48 mil BTUS.
3 – Ar-condicionado do tipo inverter
Para ambientes de trabalhos menores mas que prezam por um produto inteligente, que consiga fazer a manutenção da temperatura sem o controle humano, os modelos inverter são as melhores opções! Eles baixam a potência de ventilação assim que atingem a temperatura programada e também economizam mais energia.
- Ar-condicionado inverter da Daikin 9 mil BTUS;
- Ar-condicionado inverter Springer 9 mil BTUS;
- Ar-condicionado inverter Consul 9 mil BTUS;
- Ar-condicionado inverter LG 12 mil BTUS.
Enfim, agora você tem todos os argumentos necessários para resolver qualquer empecilho quanto a temperatura ideal no ambiente de trabalho. Com isso, todos irão trabalhar de forma mais confortável, serena e com a climatização ideal para toda a equipe!