Em dúvida sobre qual tipo de ar-condicionado escolher? Conheça as características de cada modelo e faça a escolha que atenda melhor ao que você procura nesse post especial:
Portátil
Pode ser transportado para qualquer ambiente da casa, flexibilizando seu uso. Outro ponto alto é que ele dispensa a quebra de paredes para a instalação. Essa é uma grande vantagem para pessoas que moram em prédios com cômodos pequenos ou que proíbem a instalação externa de aparelhos. O tubo extensor mede, em média, até 2 metros, por isso o aparelho deve ficar próximo a uma janela enquanto estiver em operação.
Janela
É uma boa opção para ambientes onde o nível de ruído não seja problema. A instalação é mais rápida e prática, pois todo o sistema está localizado no mesmo gabinete, diferente do split, por exemplo, que tem as unidades separadas. Por serem mais compactos, são indicados para ambientes de pequenas dimensões.
Split tradicional
Garante uma refrigeração mais rápida e duradoura. É muito mais silencioso do que outros tipos de modelos de ar-condicionado. Isso porque a unidade responsável pelo ruído fica localizada na parte de fora do ambiente. É visualmente mais discreto e possui funcionalidades mais avançadas.
Split Cassete
Com design discreto, o split cassete é instalado no teto ou forro e tem até 4 vias para saída de ar. Tem um excelente desempenho para climatizar ambientes maiores.
Split Piso-teto
Como o próprio nome diz, esse é um tipo de ar-condicionado que pode ser instalado tanto no piso quanto no teto. A potência em BTUs é acima da média e tem grande capacidade de circulação de ar. É o modelo ideal para ambientes amplos ou que tenham um fluxo muito intenso de pessoas.
VRF
O sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) consiste em um sistema de ar-condicionado central em que uma unidade externa é ligada a múltiplas unidades internas. É um tipo de sistema multi-split em que as unidades internas operam individualmente. É recomendado para residências amplas e edifícios comerciais de médio e grande porte.
Inverter
Apresentam um sistema que regula o fluxo de energia por meio do controle de velocidade do compressor. Isso evita os picos de voltagem, regulando melhor o consumo de energia. Tem como principal vantagem atingir rapidamente a temperatura desejada e mantê-la com pouca oscilação. A economia de energia pode chegar a até 60% em relação aos modelos tradicionais.
Tem outras dúvidas sobre algum desses modelos? Deixe sua pergunta nos comentários que nós respondemos.