Como limpar ar-condicionado de janela para fazer a manutenção correta do seu aparelho?
A limpeza externa e interna é um procedimento imprescindível para garantir o bom funcionamento e a eficiência na refrigeração do seu aparelho.
Isso porque retirar o excesso de sujeira ajuda a prolongar a vida útil do ar-condicionado, aumentando sua durabilidade e contribuindo também para o seu bolso!
Além disso, fazer uma limpeza periódica é a melhor forma de eliminar ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais à sua saúde.
Por isso, veja no post de hoje como limpar ar-condicionado de janela para deixá-lo em condições ideais de uso!
Como limpar ar-condicionado de janela no dia a dia?
Para fazer uma manutenção mais regular e não deixar a sujeira acumular por muito tempo, você pode limpar o ar-condicionado de janela superficialmente de tempos em tempos (a cada uma semana ou a cada 15 dias, por exemplo).
É um procedimento simples. Primeiro, comece tirando o aparelho da tomada para não estragar nenhuma peça.
Depois, retire o painel da frente (é bem fácil, basta destravar ou desparafusar com as mãos) e use um pano seco para limpar as partes expostas. Alguns modelos permitem usar pano umedecido, então antes confira as orientações no manual.
Não deixe de limpar o filtro do ar-condicionado, que é um dos componentes que mais acumula sujeira e ácaros! É só colocá-lo sob água corrente no sentido contrário à entrada de ar e depois esperar secar.
Para saber a frequência ideal de limpeza do filtro, fique atento à indicação luminosa no painel dos modelos eletrônicos ou faça o procedimento a cada 15 dias nos demais modelos.
Pronto, agora seu ar-condicionado está livre do excesso de sujeira para se manter bem conservado até a limpeza mais profunda!
Como limpar ar-condicionado de janela internamente?
Aqui, a limpeza já é mais completa, então nem todo mundo consegue fazer por conta própria. Por isso, antes de começar, avalie contratar um serviço especializado.
Para limpar ar-condicionado de janela internamente, você precisa desinstalar o aparelho da parede, colocá-lo em um local aberto e retirar as peças frontal e laterais.
Depois, usando uma solução com água morna, é só esfregar delicadamente o painel, o tampo e as demais peças que ficarem expostas (por exemplo, bobinas, grades e aletas).
Por fim, basta enxaguá-las, esperar que sequem naturalmente e devolvê-las ao aparelho.
Quais os cuidados ao limpar ar-condicionado de janela?
Tome cuidado com os produtos utilizados para limpar o aparelho. Não use substâncias inflamáveis, como o álcool, nem água sanitária, porque pode danificar o aparelho.
Além disso, mantenha o aparelho desligado (conforme explicamos antes) e dê preferência para a limpeza no período da noite, deixando o ar-condicionado sem uso para secar até o dia seguinte.
Fora as contraindicações, a água oxigenada 3% é um produto muito bom para limpar ar-condicionado de janela de forma mais superficial. A dica é colocar o produto em um borrifador e aplicar na parte externa do aparelho.
Agora nos conte: você tem o costume de realizar a manutenção do seu equipamento?
Aplique nossas dicas de como limpar ar-condicionado de janela e programe a próxima limpeza para já! 😉