Parte essencial do ar-condicionado split, responsável por resfriar o ar do ambiente, as condensadoras quadrada e circular vêm se tornando presença constante em sacadas e varandas de imóveis. Isso se deve ao fato do ar-condicionado split estar sendo cada vez mais comum em residências, além de espaços corporativos.
O uso mais frequente desse tipo de aparelho se deve, entre outros fatores, por emitirem menor ruído do que os modelos de janela. Além disso, possuem geralmente um design melhor e são, muitas vezes, mais eficientes que os modelos de janela, em especial os modelos split inverter.
Apesar de requererem uma intervenção menor na parte interna onde estão posicionados, os ar-condicionados split precisam de um espaço externo dedicado às condensadoras.
Diante disso, alguns fabricantes desses aparelhos têm investido em novos modelos de condensadoras: circular ou barril, como também são chamadas. Estes modelos de condensadoras têm, entre outros pontos positivos, o fato de ocuparem menos espaço em relação aos modelos quadrados.
Principais diferenças entre condensadoras circular e quadrada
A principal diferença entre os dois modelos de condensadoras é a posição da saída de ar. Enquanto na condensadora quadrada, a saída é na horizontal; na condensadora circular, a saída é vertical.
A posição da descarga de ar pesa na escolha da condensadora, diante do local onde ela será colocada. Por exemplo, se ela for circular, é ideal para espaços como varandas, visto que evitará que a descarga de ar aconteça em cima de pessoas, plantas e animais domésticos. Sem falar no ruído que estará de maneira mais isolada do interior do ambiente.
No entanto, se a condensadora for posicionada em locais como sacadas ou próximas a telhados, de modo que ocorra algum impeditivo de ela liberar a sua descarga de ar, o ideal é optar pelo modelo quadrado. Nesse sentido, existem atualmente defletores para condensadoras circulares, que ajustam o fluxo de ar para esses locais com obstáculos.
Outras diferenças da condensadora circular para a quadrada
Agora que você conheceu mais sobre esses dois tipos de condensadoras, confira na lista a seguir outros pontos que diferem essas duas opções de condensadoras, para que você possa avaliar o melhor formato para a sua instalação:
- As condensadoras circulares (barril) podem ocupar um espaço até 90% menor que as condensadoras quadradas;
- Por serem menores, as condensadoras barril podem ser instaladas uma ao lado da outra — caso haja a opção de ter uma 2ª unidade para maior desempenho — mantendo uma distância de apenas 5cm;
- Por ser vertical, a dissipação do ar quente nas condensadoras circulares torna-se mais eficiente. Pois evita, por exemplo, acidentes com ar quente em crianças e animais;
- As condensadoras barril são até 30% mais leves que os modelos quadrados, o que facilita a manutenção e instalação.
Vale dizer, entretanto, que os suportes e estruturas de apoio usados nas condensadoras quadradas podem ser usados também nas circulares.
Gostou de entender mais a fundo esses dois tipos de condensadoras? Deixe nos comentários sua opinião ou dúvida sobre esse assunto.
Não deixe de conferir outros conteúdos sobre isso em nosso blog e de garantir as ofertas de ar-condicionados no site da Dufrio!