Na hora de fazer a limpeza, a troca e a manutenção do aparelho, é muito útil conhecer os principais componentes e as partes do ar-condicionado.
Claro que estes componentes dependem do aparelho que você tem. Lembrando que o ar-condicionado split é composto por duas unidades separadas. Já o ar-condicionado de janela é um módulo único.
Ou seja, é importante ter isso em mente porque nem toda peça se encaixa em qualquer tipo de aparelho.
Por isso, acompanhe a leitura do artigo para conhecer as partes do ar-condicionado split e de janela e entender melhor a estrutura do seu aparelho de climatização!
Partes do ar-condicionado split: visão externa
O ar-condicionado split conta com uma unidade evaporadora (que fica dentro do ambiente jogando o ar refrigerado) e uma unidade condensadora (responsável pelas trocas de calor).
Veja a imagem acima. As partes do ar-condicionado split são:
- Na unidade interna (evaporadora): entradas e saídas de ar (também chamadas de aleta do ar-condicionado) e display.
- Na unidade externa (condensadora): saídas de ar.
- Partes de intermédio entre as duas unidades: tubulação de interligação e mangueira de escoamento.
Partes do ar-condicionado de janela: visão externa
O aparelho de ar-condicionado de janela, por sua vez, tem apenas um módulo que une evaporadora e condensadora.
Também possui entradas de ar na parte lateral, aletas para saídas de ar na parte da frente (que são menores e em maior quantidade do que as aletas do ar-condicionado split) e mangueira de escoamento.
Além disso, o ar-condicionado de janela também conta com grade frontal, escapamento ajustável e painel de controle.
Já a estrutura do aparelho é mais simples, já que o módulo único não precisa de tubulação externa de interligação.
Partes do ar-condicionado: estrutura interna
As partes do ar-condicionado que citamos acima são os componentes visíveis do aparelho.
Dentro da estrutura, tem diversos outros componentes que garantem o funcionamento do aparelho: motor, ventoinha, ventilador, compressor, painel de controle, filtro, sensor de termostato e serpentina de cobre.
Lembrando que a serpentina é uma das partes mais importantes do ar-condicionado. Ela é a responsável por fazer a troca de calor, conduzindo o fluxo de ar quente para a parte interna ou externa do ambiente, resfriando ou esquentando o cômodo.
Já o filtro mantém a poeira atmosférica e outras partículas do ar longe do motor do ar-condicionado. Por isso, é importante realizar a limpeza periodicamente.
Entenda por que é importante limpar o filtro do ar-condicionado
Como controlar as partes do ar condicionado?
Algumas partes do ar condicionado (como as aletas para direção de vento), além do funcionamento interno que ajusta modo, temperatura, velocidade etc, podem ser usadas via controle remoto.
Isso quando falamos do ar condicionado split, que possui display digital. Por outro lado, no caso do ar-condicionado de janela, é preciso fazer o ajuste manual das aletas e dos modos do aparelho através do painel de controle.
Confira aqui no blog da Dufrio tudo que você precisa saber sobre manutenção de ar-condicionado para manusear corretamente o aparelho.
Onde comprar partes do ar-condicionado?
Precisa trocar alguma das partes do ar-condicionado da sua casa ou do seu estabelecimento comercial? Então, encontre aqui na loja virtual da Dufrio todas as peças para ar-condicionado e os materiais de instalação que você precisa!