Seguindo com nossas recomendações na hora de instalar o aparelho de ar-condicionado, a dica de hoje diz respeito à alimentação elétrica que se faz necessária para atender à sobrecarga de energia quando um novo equipamento entra em funcionamento. Para que não ocorram quedas de luz, e o ar-condicionado possa operar normalmente, é sempre recomendável verificar a carga de energia necessária para atender à demanda.
Para uso em casa, o que o consumidor deve avaliar, antes de tudo, é qual a tensão disponível, se 127 V ou 220 V. Essa informação deve sempre ser verificada junto ao eletricista antes da instalação de seu ar-condicionado. Cabe, também, informar as especificações do equipamento para o dimensionamento de disjuntores e fios, com vistas a garantir a alimentação correta.
Em equipamentos acima de 48.000 Btu, a alimentação elétrica é a trifásica 220 V ou 380 V. A melhor forma de não errar na hora de fazer essa avaliação, é recorrer a um eletricista ou engenheiro para as recomendações necessárias.
Você sabia? O Brasil é o único país do mundo em que duas tensões são oficialmente suportadas (110V/220V).