Modelo comum em ambientes domésticos e escritórios, o ar-condicionado de 9000 BTUS é indicado para espaços pequenos de até 16 m². Porém, uma das principais dúvidas dos consumidores é: “quanto gasta um ar-condicionado de 9000 BTUS?”
Antes de tudo, vale entender primeiramente o que é BTUS. British Thermal Unit (BTU) ou Unidade Térmica Britânica (em português) mede a potência térmica. Isto é, a capacidade de resfriamento ou aquecimento de um ar-condicionado.
Muitas pessoas se prendem a esse dado na hora da compra, acreditando que, quanto mais BTUS tiver o aparelho, melhor ele será. Contudo, esse mito pode levar ao desperdício de energia e ao desgaste do equipamento, além de perda de conforto.
Vale lembrar que, antes de comprar um ar-condicionado, é importante considerar um conjunto de fatores como:
- Tamanho do espaço onde ele será instalado;
- Tempo de exposição ao sol nesse ambiente;
- Quantidade de janelas, pessoas e eletrônicos no ambiente.
Pensando nisso, desenvolvemos a calculadora de BTUS para ajudar você a saber a quantidade de BTUS necessária para o espaço onde você pretende instalar o seu ar-condicionado.
Como calcular quanto gasta um ar-condicionado de 9000 BTUS?
Além de ter o número de BTUS do seu equipamento em mãos, avalie a potência (W) do seu ar-condicionado. Ela se refere ao quanto de energia seu aparelho precisa para resfriar ou aquecer o ambiente onde irá ser utilizado.
Feito isso, multiplique a potência pela quantidade de horas por dia e pela quantidade de dias no mês em que seu ar-condicionado será usado. Divida esse resultado por 1.000 e você encontrará a quantidade de KWh/mês que o seu aparelho gasta.
Esse valor de KWh/mês encontrado deverá ser multiplicado ainda pela tarifa de energia da sua cidade. Dessa forma, você saberá então qual o gasto mensal de energia do seu ar-condicionado de 9000 BTUS.
Para facilitar esse processo, utilize a nossa calculadora de consumo de ar-condicionado, que te ajuda a saber quanto gastará aproximadamente no mês, com determinado equipamento.
Pontos a considerar na economia de energia do seu ar-condicionado de 9000 BTUS
Depois de fazer uma avaliação do espaço onde será instalado o seu equipamento, e o gasto mensal em KWh que terá com ele, chegou a hora de buscar o aparelho ideal para a sua compra.
Antes de realizar a compra, analise se o ar-condicionado conta com o Selo Procel A para garantir uma economia maior na conta de luz durante o uso do aparelho.
A certificação do INMETRO garante que o equipamento é mais eficiente, gastando menos energia para executar a sua função.
Apesar de terem um custo maior em relação aos modelos convencionais, os modelos de ar-condicionado com sistema inverter também consomem menos energia, assim como equipamentos que têm a função Sleep.
Outras dicas para economizar energia: mantenha o aparelho limpo, instale em pontos altos, proteja a parte externa do sol, deixe portas e janelas fechadas e utilize a temperatura de climatização em torno dos 23ºC.
Gostou dessas informações? Agora confira nosso catálogo com opções especiais de ar-condicionados de 9000 BTUS!