Com a variedade de aparelhos de climatização disponíveis no mercado, às vezes pode ser difícil fazer uma escolha acertada. Por exemplo, climatizador ou ar condicionado são dois equipamentos que frequentemente disputam a preferência dos consumidores. Se você tem essa dúvida, saiba que um aparelho não é melhor do que o outro! Ambos têm características e funcionalidades que podem ser vantajosas para você.
No post de hoje, vamos falar sobre como escolher entre os dois levando em conta os pontos positivos de cada aparelho e os usos mais comuns. Vem com a gente!
Climatizador ou ar condicionado?
Primeiramente, é interessante que você saiba distinguir o climatizador do ar condicionado. Embora tenham funções parecidas — climatizar o ambiente —, o funcionamento deles é bem diferente!
Aqui na Dufrio temos um conteúdo que explica se o climatizador de ar funciona igual a um aparelho de ar-condicionado. Confira!
Resumidamente, o climatizador é um aparelho mais simples. Sendo assim, não tem todo aquele sistema complexo do ar condicionado que promove a troca de calor com o ar do ambiente externo. Ele possui apenas um reservatório de água gelada ou gelo.
O climatizador puxa o ar do ambiente, que passa por esse reservatório, e depois o devolve mais fresco para o cômodo, carregado de gotículas de água evaporadas. Por isso, ele apenas refresca o ambiente, não refrigera.
Por outro lado, temos o ar-condicionado, que utiliza gás ou fluido refrigerante para “substituir” o ar e diminuir a temperatura do cômodo. Na prática, o ar condicionado captura o ar quente, que circula por uma serpentina em contato com o fluido refrigerante. Ali ocorre troca de calor, e depois a evaporadora joga o ar refrigerado de volta para o ambiente.
É claro que esse processo ocorre várias vezes, e é assim que o cômodo vai ficando mais frio até chegar na temperatura desejada!
Quais as vantagens do climatizador?
Apesar de ser um aparelho mais simples, o climatizador pode sim trazer muitas vantagens para o consumidor:
- Consome menos energia do que o ar condicionado;
- Não resseca o ar do ambiente e umidifica, sendo indicado para ambientes secos e pessoas que têm alergias respiratórias.
- Alguns modelos contam com purificador de ar e função “ionizador”, que elimina microorganismos prejudiciais à saúde.
- É um aparelho portátil, podendo ser transportado para vários cômodos da casa.
- É silencioso e prático.
- Não libera gases nem substâncias nocivas ao meio ambiente.
Em dúvida entre ventilador ou climatizador? Qual é melhor? Veja nossa avaliação!
E quais as vantagens do ar condicionado?
Bem, por ser um aparelho de climatização mais completo, o ar condicionado conta com diversas funcionalidades e benefícios que podem ser úteis para você:
- Trabalha para manter uma temperatura constante no cômodo, proporcionando melhor conforto térmico.
- Possui recursos como função timer e sleep que automatizam o funcionamento e o desligamento do aparelho.
- Oferece maior controle de temperatura, velocidade e ângulo de saída de ar.
- Conta com filtro purificador para melhorar a qualidade do ar respirado no ambiente.
- Possui grande variedade de modelos: desde os aparelhos portáteis, facilmente transportáveis, até as vantagens do ar condicionado inverter, uma opção de split mais econômica e silenciosa.
Climatizador ou ar condicionado? A decisão final!
Como você pode ver, tanto o climatizador quanto o ar condicionado trazem diversas vantagens para a climatização do seu espaço! Lembrando que ambos têm modelos com ciclo quente e frio, útil para aquecer sua casa no inverno. Por isso, a escolha entre climatizador ou ar condicionado depende das suas necessidades. Ou seja, se você quer um aparelho mais prático e econômico, opte pelo climatizador. Agora, se prefere uma opção mais completa e potente, melhor investir no ar condicionado!
Então, este conteúdo esclareceu suas dúvidas e ajudou você a tomar a melhor decisão na compra do seu aparelho? Nos conte nos comentários! ?