O Brasil é um país muito grande, com uma cultura diversa e também com temperaturas que variam de região para região. Por isso, o frio no Brasil é tão encantador: enquanto em um canto do país existe a possibilidade de nevar, no outro é possível até sentir um calorzinho.
Mas com tanta oscilação e previsão de frente fria, qual tipo de climatizador escolher? Criamos uma lista com diversas opções para você saber se precisa de um ar-condicionado, aquecedor ou ventilador para passar a estação mais fria do ano!
Região Sul: prepare os Aquecedores
A região sul é conhecida por ter o inverno mais rigoroso do país e as temperaturas podem chegar na casa dos 10 graus negativos nos dias mais frios durante frentes frias.
Os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná precisam se abastecer de cobertores quentinhos nessa época do ano, além de contar com bebidas quentes e até mesmo aquecedores para deixar o ambiente mais aconchegante. Separamos abaixo alguns modelos que podem ajudar na hora de aumentar a temperatura nas casas desta região:
- Aquecedor Lareira Elétrico Cadence;
- Aquecedor Elétrico Britânia;
- Aquecedor de Parede Oster;
- Ar condicionado Quente Frio LG.
Região Norte: ligue o Ar Condicionado
O inverno na região norte do país é conhecido por ser muito chuvoso e úmido, então possuir um aparelho que consiga tirar toda a umidade do ar é essencial para os lares nortenhos.
Nos dias de sol, é possível aproveitar as tardes na praia ou curtindo o dia com roupas típicas de verão. Contudo, o inverno também se manifesta por lá, principalmente durante a noite, quando as temperaturas caem um pouco. Para esta região são adequados os seguintes aparelhos:
Região Centro-Oeste: ora frio, ora calor
A região centro-oeste apresenta um clima semi-úmido, isso porque a região possui a menor influência da Amazônia em sua temperatura, deixando o ar um pouco mais seco do que a região Norte.
Consequentemente, esta característica gera oscilações climáticas durante o dia, principalmente no Mato Grosso e em Goiás, que começam o dia com temperaturas na casa dos 10ºC e à tarde é possível chegar aos 35ºC. Para os moradores desta região, o ideal é apostar em um ar-condicionado quente e frio, pois possibilita uma climatização adequada para qualquer pico de temperatura, veja opções:
Região Sudeste: ar gelado e geadas
Esta é uma região que consegue sentir todas as características do inverno, principalmente no caso de uma frente fria atingir os estados que a compõem. Em casos onde existe uma grande onda de ar polar pelos estados, é possível registrar temperaturas mínimas de até 5ºC.
Em São Paulo, Campinas e no triângulo mineiro é possível notar que as manhãs começam com grande neblina e que durante a madrugada seja possível registrar até a ocorrência de geadas. O frio do inverno nesta região pode ser amenizado ao utilizar os seguintes aparelhos:
Região Nordeste: a brisa refrescante do mar
Este é o destino de férias para aqueles amantes de praia, mas que preferem pegar uma onda em dias mais calmos, longe da grande movimentação que ocorre nesta região durante o verão.
Em alguns casos, a sensação de abafamento mesmo durante o inverno pode acontecer, o que torna indispensável o uso de aparelhos para deixar o ambiente climatizado. Eis algumas opções para essa região:
- Ar-condicionado multi split para climatizar mais de um ambiente;
- Ar-condicionado cassete para ambientes amplos.
Gostou de saber um pouco mais sobre como é o frio no Brasil? Cada região tem uma característica única, o que torna nosso país tropical ainda mais interessante. Afinal, há opções de locais para quem quer ficar quentinho no inverno e até mesmo para os amantes de um ar-condicionado que refresque, mas também aqueça.
Acesse o site da Dufrio para encontrar os melhores produtos para climatização da sua casa.