Conteúdo pensado para você, feito por quem é especialista e quer facilitar cada vez mais o seu dia a dia.

Símbolos do Ar-Condicionado: o que significam e quais as suas funções

por Dufrio Refrigeração • 03/07/2019
Compartilhar:
Símbolos do ar-condicionado

É normal sentir certa confusão quanto aos símbolos do ar-condicionado, já que, em geral, os ícones ficam posicionados em conjunto na tela do visor do controle remoto. No entanto, pelo fato de existirem poucas mudanças em relação a uma marca para outra, existe um padrão específico, fazendo com que, assim, a simbologia de cada função seja identificada de forma mais prática.

E para que você possa reconhecer e associar cada símbolo a sua funcionalidade, nós elaboramos um guia rápido e prático sobre como cada função é representada e qual o papel de cada uma delas. Continue lendo para saber mais!

Leia mais no Blog da Dufrio sobre as principais funções presentes no controle remoto do ar-condicionado >

On/off

É a principal função do ar-condicionado, sendo o botão que inicia e finaliza suas operações. Em geral, é representado pelo símbolo do círculo traçado por um risco no meio, ou apenas pelas palavras “on/off”

Setas direcionais

É a opção que serve para modificar a temperatura, o timer e o horário da função clock. Na maior parte das vezes, ela é representada pelo símbolo de setas que apontam para os lados, ou para cima e para baixo.

Velocidade da ventoinha

Símbolos das velocidades da ventoinha

Um dos símbolos presentes no ar-condicionado é o que se refere a velocidade da ventoinha. Ele irá indicar a velocidade de funcionamento do ar-condicionado. Normalmente, é representado pelo símbolo de uma hélice no controle remoto. Vale ressaltar que o ar-condicionado irá dispor de quatro opções: auto, rápido, médio e baixo.

Temperatura do ambiente

Símbolos na tela do controle do ar condicionado

 

É o símbolo que se refere à temperatura selecionada para o ambiente, sendo representado pelo respectivo número que, geralmente, fica centralizado no visor do controle remoto do ar-condicionado. Além disso, ao redor da temperatura, quase sempre em um dos cantos superiores, aparecem os seguintes símbolos escritos que também se referem a temperatura:

 

  • Room temp: indica a temperatura ambiente;
  • Set temp: indica a temperatura desejada.

 

Saiba mais no Blog da Dufrio sobre a importância de saber a temperatura ideal de um ambiente >

Turbo

É a função do ar-condicionado responsável por acelerar rapidamente o resfriamento do ambiente, operando na ventilação máxima com a intenção de garantir o melhor desempenho do aparelho. O símbolo mais comum que representa a função no ar-condicionado é o das setas girando em torno de um floco de neve.

Silencioso

Esta é a função responsável por reduzir os ruídos do ar-condicionado, sendo ideal para ter sua ativação realizada durante a noite. Na maior parte dos aparelhos, o símbolo da função é representado pelo desenho de uma lua acompanhada de estrelas, ou outros símbolos que se assemelham a estes.

Sleep

É um modo automático que tem como objetivo ajustar a temperatura para proporcionar uma boa noite de sono e também economizar energia ao mesmo tempo. Na maior parte dos modelos de ar-condicionado, o símbolo da função é representado por uma lua.

Limpeza automática

É responsável por evitar o acúmulo de resíduos no aparelho. Como o símbolo muda de marca para marca, o desenho referente a ela geralmente é acompanhado pelo nome da função, fazendo com que seja mais fácil de identificá-la no controle remoto.

Luz do visor

Não é uma função comumente encontrada nos aparelhos. No entanto, alguns modelos de ar-condicionado, como os da Consul, possuem a opção de ligar e desligar a luz do painel do ar-condicionado durante seu funcionamento. Essa opção é representada no aparelho quase sempre pelo símbolo de uma lâmpada. 

Energy-saving

Também é uma função exclusiva de marcas específicas, como, por exemplo, os aparelhos da LG. Nesse caso, o símbolo normalmente utilizado para se referir a função é o de uma seta para baixo, ou o desenho de uma bateria.

Swing

É a função responsável por modificar a posição das aletas do ar-condicionado, direcionando assim o fluxo de ar que sai do aparelho. Na maior parte dos modelos de ar-condicionado, ela é representada pelo símbolo de alguns tracinhos na horizontal, dando assim a ideia do fluxo do ar produzido pelo próprio aparelho. Em alguns casos, também pode ser representada pela própria palavra “swing”.

Siga-me

Ela permite que a temperatura previamente escolhida por você para o ambiente seja ajustada de maneira automática para o local onde o controle se encontra. Seu símbolo geralmente é representado pelo vetor humano junto de traços que remetem-se ao símbolo referente à conexão.

Os modos do ar-condicionado

Símbolos dos modos de operação do ar-condicionado

Além das funções apresentadas acima, grande parte dos símbolos que aparecem no controle remoto do ar-condicionado são relacionados aos modos de operação. As opções disponíveis são: modo de refrigeração, desumidificação, ventilação, aquecimento e automático.

Em geral, o símbolo presente no controle referente a função é representado pela palavra modo, ou mode. É importante destacar que, caso deseje mudar a operação para outra, basta apertar novamente o botão. Portanto, é necessário que você pressione o botão várias vezes para escolher o modo desejado.

Dúvidas em relação aos símbolos das funções do ar-condicionado? Fale com a gente!

Caso você ainda possua alguma dúvida relacionada aos símbolos das funções presentes no ar-condicionado, não deixe de nos contatar nos comentários! Faremos o possível para lhe ajudar a compreender melhor cada uma das funcionalidades, para que, assim, você possa usar todo o potencial do seu aparelho de ar-condicionado.

Outra dica valiosa é a boa e velha leitura do manual de uso do aparelho. Lá você encontrará todos os símbolos que aparecerão no controle remoto do seu ar-condicionado e a explicação referente a eles de forma mais detalhada. Ademais, acompanhe as novidades no site da Dufrio e as nossas principais ofertas!

Compartilhar:
Próximo

Fique por dentro das novidades e promoções da Dufrio
Saiba antes das melhores ofertas, lançamentos e promoções exclusivas da Dufrio, diretamente no seu e-mail.
O recebimento é gratuito e você pode cancelar a qualquer momento.
Materiais Gratuitos
Acompanhe a Dufrio
Últimos posts Ver todos
43 Comentários
  1. Valeria disse:

    No meu controle aparece no modo ventilar tipo um retângulo..não sei o que significa… gostaria que alguém me informasse.. obrigada

    • Olá Valeria, como vai? O modo ventilar ao vezes vem descrito também como “Fan”. Um bom momento para usar a função ventilação do ar-condicionado é quando o ambiente já está resfriado e você acha que o ar precisa circular um pouco. Mas lembre-se, a função não vai alterar a temperatura, mas ele é ótimo para espalhar o ar pelo ambiente. Ficamos a disposição!

    • Michelle Alves Conceição Amado disse:

      No meu controle (gree) aparece OPER no canto superior esquerdo, e desconfio q seja ele q n permite ou bloqueie de algum modo o comando p desligar, mudar temperatura, etc.

    • Lídia Lima disse:

      Meu ar condicionado é um Pioneer e no controle dele não mostra a função refrigeração. Não sei se o controle é universal a marca do controle é infiniti. Por favor me ajude. Ele é de 12000 BTUs
      Meu quarto não gela.

      • Olá Lidia, tudo bem?

        Infelizmente não trabalhamos com controle da marca infiniti ou ar condicionado Pioneer. Indicamos que você entre em contato com uma assistência técnica autorizada.

        Ficamos à disposição

  2. Milani disse:

    Boa noite! Tenho um split Kelon, seleciono a temperatura que deseja, mas após algumas horas, some o numeral da temperatura do visor e fica apenas dois traços, e a temperatura fica na mínima. Será q é um defeito ou alguma função selecionada que não consegui identificar? Muito obrigado!

    • Olá Milani, como vai ? Orientamos que chame um técnico especializado da marca para identificar o problema e fazer o reparo, pois pode ser apenas a configuração de seu split. Ficamos a disposição!

  3. Peres disse:

    Olá! Tenho um Elgin e fica aparecendo a temperatura, uma hélice e setas em ciclo.
    Por que não fica só a temperatura?

  4. Claudia Silva disse:

    Bom dia
    Tenho o ar GREE inverter 12mil btu
    Apareceu no controle remoto o desenho de um pinheiro, depois disso percebi que o ar não gela como antes.
    Como faço para tirar?

    • Olá Cláudia, como vai? Este é o Modo Feel. Também conhecida como modo automático, a função feel é responsável por escolher o melhor modo de funcionamento do aparelho de acordo com o ambiente. Ficamos a disposição!

  5. Bruno Lima disse:

    Bom dia,
    Tenho um split consul e no painel do ar apareceu duas setas que formam um círculo e tem um # no meio, sabe me informar o que significa?

  6. Edinete Maria Monteiro de Jesus disse:

    No meu ar aparece* H6 e desliga sozinho.

    • Olá Edinete, como vai? O erro H6 é o evaporador sem resposta do motor de ventilação da unidade interna. Porém, você tem que verificar qual a marca específica de seu produto e acionar um técnico especializado par identificar o problema e realizar o reparo. Ficamos a disposição!

  7. Itacir disse:

    Tenho um Lg inverter ele nao esta ligando e fica piscando a luz abaixo da luz que acende quandobesta ligada.

  8. Maria Aparecida se pereira disse:

    Boa noite, quando comprei meu ar condicionado
    Botei a caixa fora e junto foi o manual. Mas vcs me ajudaram muito. Não sabia o significado decifrar o controle remoto do ar kkkkkk.obrigada pela ajuda.

  9. Alex disse:

    Olá tenho 1 Ar Gree 7 mil BTUs antes ele apareceria 27 , 28 até 30 no visor agora Mostra 88, 89 . Foi depois que Eu apertei A Tecla + com – … depois disso Sentir ele Gelar menos o Que Faço? Pra Voltar ao Normal como era .

    • Olá Alex,

      O correto neste caso seria uma analise técnica, pois será necessário fazer alguns testes no equipamento para entender o que ocorreu no condicionador de Ar, logo para resolução do problema sugerimos procurar a assistência técnica mais próxima e agendar uma visita.

      Ficamos a disposição =)

    • César Rodriguez disse:

      O que aconteceu é que você deve ter mudado a exibição do sistema de graus Celsius para Fahrenheit. Procure na internet o manual do seu ar, e como voltar a exibir graus Celsius.

  10. Diana disse:

    Apareceu um ícone no visor do controle do ar Samsung vírus doctor. COMO SE FOSSE UMA PILHA COM /NO MEIO, O Q SIGNIFICA?

    • Olá Diana,

      Não trabalhamos com a marca Samsung, porém temos um conteúdo que fala sobre problemas com o controle remoto do ar condicionado, quem sabe ele não é útil para você:

      bit.ly/controle-dufrio

      Ficamos a disposição =)

  11. Naiara disse:

    No meu controle está aparecendo duas fileiras de pontinhos entre parenteses. (cada fileira com três pontinhos). É da Electrolux.

  12. Naiara disse:

    No meu controle está aparecendo duas fileiras de pontinhos entre parenteses. (cada fileira com três pontinhos). É da Electrolux.
    Não sinto mais gelar como antes

  13. Ruth disse:

    Meu ar está pingando muita água porque será o o que fazer

  14. Ozilene disse:

    Olá. Meu ar é um missa inverter 12 mil btu. Todas as vezes que desligo no controle e liga novamente ele não funciona e fica aparecendo no visor E3. Para voltar a funcionar tenho que desligar e religar o disjuntor. Qual a solução para esse problema já que o controle efetua todos os outro outros programas normalmente?

  15. Robert' disse:

    O meu Lg Dual inverter tem uma opção que é um molde de cabeça com um A dentro.. o que significa?e é normal quando coloca no simbolo Gota( desumidificar) o ambiente ficar tbm mais frio? Quase nao to usando a função de gelar pois sempre que ponho desumidificar ja fica bem agradavel o quarto que é pequeno.

    • Tamires Otta disse:

      Olá Robert, tudo bem? Espero que sim!
      Qual o modelo do seu aparelho?
      Sim, é normal o ambiente ficar com a temperatura mais agradável pois ao desumidificar a temperatura sofre uma pequena queda.
      Espero ter ajudado!
      Equipe Dufrio

  16. Isa rabelo lima disse:

    Boa noite, o que significa 2 tracinhos no painel do ar condicionado da marca eletrolux?

    • Tamires Otta disse:

      Olá Isa, tudo bem? Espero que sim!
      Qual o modelo do seu aparelho para verificarmos?
      Equipe Dufrio

  17. Talita disse:

    Ola,
    no meu controle que e o ar condicionado da Sprinter, aparece em cima um redondinho com um i, não sei o que é.

  18. douglas de morais garcez disse:

    Se os simbolos usados pelas fabricantes fossem amigáveis, não haveriam tantas duvidas. Não entendo porque não usar Quente, frio ventilação, automatico iniciais. Os unico não ambiguos, para eu é são os de deshumidificação e ventilação.

Deixe um comentário ou sua dúvida

Ar condicionados, Eletrodomésticos, Eletroportáteis e muito mais, com o melhor preço todo dia!
20 lojas em todo o Brasil
Encontre aqui a mais próxima de você
Atendimento e Televendas
4007-1853 Capitais e regiões metropolitanas
0800 008 8500 Demais regiões do país
SAC Whatsapp Clique aqui
Segunda a sexta, das 8h às 18h
local_post_office Central de Atendimento