Certamente você já ouviu a frase: “não sai no frio depois do banho quente que a boca entorta”. Pode parecer mito de mãe, mas este é um problema que existe, sendo causado pela troca térmica imediata. Entenda quais são os sintomas do choque térmico e saiba como se prevenir neste artigo da Dufrio.
Afinal, como é causado o choque térmico?
Todos já passamos por um choque térmico na vida. Ele acontece quando uma pessoa sai de um ambiente quente para um frio ou vice e versa. Ocasionalmente, muitos pensam que o choque térmico é uma espécie de paralisia que ocorre ao corpo, mas estão enganados se pensam que somente é isto. Afinal, ele pode se manifestar de outras formas menos impactantes, mas mesmo assim, perceptíveis.
O choque térmico acontece porque o corpo precisa se adaptar rapidamente a uma mudança térmica de ambientes. Consequentemente, a pressão arterial tende a cair ou aumentar de forma muito rápida, o que causa picos hipertensivos. Em ocasiões mais sérias e com mudanças muito bruscas, até mesmo acidentes vasculares cerebrais podem acontecer.
Quais são os sintomas de choque térmico?
Contudo, agora que sabemos o que significa o choque térmico, precisamos entender quais são os seus sintomas, certo? Indicamos abaixo algumas situações que mostram o momento exato que este caso pode acontecer. Você vai se surpreender por ter sentido muitos deles!
Sintoma 1: rosto gelado
Seu nariz, rosto, mãos e pés serão as primeiras partes do corpo a sentirem frio com a mudança de temperatura abrupta. Isso porque seu corpo irá concentrar todo o calor no tronco, logo, se você sentir o rosto e extremidades geladas com rapidez, este pode ser o primeiro sintoma de choque térmico.
Sintoma 2: pele arrepiada
Nossos pelos se arrepiam para criar um isolante térmico. Legal né? Logo, se isso acontecer, lembre-se que é o seu corpo emitindo um sintoma de choque térmico, já que seu mecanismo estará tentando manter a temperatura corporal estável.
Sintoma 3: rosto corado e pele suada
É normal em dias frios você sentir o rosto ficando mais quente e a pele suada quando se está em movimento, recebendo o ar frio na pele enquanto o corpo está ativo. Isso é um sinônimo de choque térmico, visto que sua temperatura corporal interna está aumentando em comparação a temperatura externa.
Sintoma 4: problemas na bexiga
Você é uma daquelas pessoas que possui a bexiga mais livre durante o inverno? Pois, saiba que é um sinal de choque térmico. Quando a sua temperatura corporal está baixa, é normal o corpo optar por armazenar o xixi, já que ele é um líquido quente que ajuda seu organismo a se esquentar. Quando seu corpo está em temperatura alta, ao contrário, a emissão de xixi é maior.
Vale lembrar que estes são sintomas que acontecem imediatamente. Entretanto, o choque térmico é um problema tratável, desde que receba cuidados médicos.
Produtos que ajudam a deixar o choque térmico longe
Contudo, para prevenir o choque térmico antes de mais nada é preciso de cautela. Ou seja, ter em mente que é preciso seguir uma lista de boas práticas antes de expor seu corpo a mudanças de temperatura. Algumas dicas são:
- Dê um tempo antes de sair do quente para o frio;
- Não fique desabrigado em locais muito frios;
- Não fique muito abrigado em locais muito quentes;
- Mantenha o ar-condicionado próximo dos 23º C;
- Não transite entre ambientes com temperaturas diferentes;
- Desligue o ar-condicionado pouco antes de sair de locais.
Além disso, existem produtos especiais que podem ajudar seu corpo a manter a temperatura corporal em dia. São eles, modelos de ar condicionado que possuem função quente e frio e também cortinas de ar.
Condicionadores de ar quente e frio: confira modelos
- Ar-condicionado quente/frio da midea
- Ar-condicionado quente/frio da agratto
- Ar-condicionado quente/frio da Philco
- Ar-condicionado quente/frio da Consul
- Ar-condicionado quente/frio da Daikin
- Ar-condicionado quente/frio da LG
Cortinas térmicas: confira modelos
- Cortina de ar DuGold 0,90m;
- Cortina de ar com controle remoto DuGold;
- Cortina de ar para o teto DuGold.
Virou um expert em choque térmico, certo? Afinal, com bons equipamentos dentro de casa e seguindo as dicas para prevenir os sintomas você não precisa se preocupar com este problema.