Leitura: 4min

Ar-condicionado: qual a temperatura ideal?

Dufrio Refrigeração

10 out 2017

Compartilhe:

Muita gente nem imagina, mas manter adequada a é fundamental em diversos aspectos. Além do conforto térmico, ela influencia no gasto de energia do aparelho, na produtividade no ambiente de trabalho e até mesmo na nossa saúde. Mas será que existe mesmo uma temperatura ar-condicionado ideal? Descubra tudo sobre o assunto e prepare-se para aproveitar ainda mais todos os benefícios do ar condicionado!

Anvisa avisa: a temperatura ideal do ar-condicionado existe!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chega para acabar com a polêmica. A recomendação do órgão é que a temperatura ar condicionado fique em torno dos 23°C. Mas porque logo essa temperatura? Porque, segundo o órgão, ela é a mais confortável para o corpo, permitindo que o organismo fique em equilíbrio sem ter que dispender grande esforço.

Além disso, nessa temperatura, a umidade do ar não fica tão baixa, evitando desconforto para os alérgicos. É claro que ela pode variar um pouquinho, um grau acima ou um grau abaixo, mas não deve exceder essa faixa, tanto no inverno quanto no verão.

Economia de energia elétrica pode chegar a 50%

Mais um motivo para manter a temperatura  do ar condicionado em 23°C: ela é a mais econômica. Muita gente acha que quanto mais baixa a temperatura mais acelerado o processo de resfriamento, mas na verdade só está fazendo com que o aparelho consuma mais energia.

Só de passar de 17 para 23°C, a economia pode chegar a 50%, e isso acontece por dois motivos. O primeiro deles é que existe uma redução da diferença de temperatura entre o ambiente interno e o externo, fazendo com que o ar-condicionado trabalhe menos. E, em segundo lugar, porque aumenta a diferença de temperatura de troca entre o fluido e o ar do ambiente, o que faz com que a quantidade de calor trocado aumente.

Ficou curioso? Faça o teste por apenas dois dias. Basta anotar a posição do relógio de luz e colocar a temperatura ar condicionado em 17°C. Anote novamente pela manhã a nova posição. Repita na noite do dia seguinte, dessa vez com a temperatura a 23°C. Anote de novo pela manhã e compare ambas as anotações.

Conforto climático produz sono de melhor qualidade

Sim, isso significa que essa também é a temperatura do ar-condicionado para dormir e garantir a qualidade do sono noturno. De acordo com os médicos, o sono ganha em qualidade quando o corpo se sente confortável, ou seja, em uma temperatura que não produza suor nem haja necessidade de se cobrir com coberta pesada.

O mesmo vale para quartos de bebês, crianças ou idosos. De acordo com os médicos, o ar condicionado não faz mal à saúde, muito pelo contrário. Ele ajuda a melhorar a qualidade do sono durante a noite e dá o conforto que o organismo precisa para trabalhar em equilíbrio. O que faz mal à saúde é a falta de manutenção dos filtros, que ficam com excesso de poeira e de microrganismos quando não recebem a manutenção adequada.

Temperatura também interfere na produtividade

Uns querem frio de estalar os ossos, outros acham um absurdo bater queixo no trabalho. Não é difícil haver confusão entre funcionários por causa da temperatura do ar-condicionado. No entanto, uma boa saída para os gestores é manter os graus indicados pela Anvisa que, além de econômico, também colabora para a produtividade.

Conhecida como “temperatura de conforto”, ela começou a ser adotada os Estados Unidos e na Europa, independentemente do que acontece lá fora. Grandes hotéis cinco estrelas, shoppings e restaurantes começaram a onda, que já chegou às residências. Vários estudos americanos já mostraram que manter a temperatura entre 22°C e 24°C pode promover um aumento entre 8% e 15% na produtividade das pessoas.

De acordo com especialistas, além de evitar as alergias e ser mais econômica, a temperatura de conforto ajuda até a melhorar o humor das pessoas. Segundo a Associação Psicanalítica Internacional, por exemplo, o frio em demasia cria uma sensação de abandono e estresse, causado pelo esforço que o organismo faz pra manter o corpo na temperatura adequada, 36°C.

Viu como a temperatura ideal tem suas vantagens? Então agora conheça a grande variedade de ofertas da Dufrio e escolha o ar-condicionado ideal para você!

Compartilhe:

Próximo...

Como escolher os melhores equipamentos de refrigeração para sua empresa?

Alguns estabelecimentos podem, a princípio, desconhecer a importância de investir em equipamentos corretos para refrigeração comercial em sua atividade.

Leia também

Conteúdo para Instalador
Dicas
Dicas de Economia

Como escolher eletrodomésticos com melhor eficiência energética?

Substituir eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais eficientes pode parecer apenas uma questão de modernizar a casa. Mas, na prática, essa decisão impacta diretamente em dois aspectos cruciais do dia a dia: a economia na conta de luz e a sustentabilidade ambiental. Hoje, mais do que nunca, a busca

Dicas
Dicas de Economia
Eletrodoméstico

Como conservar alimentos corretamente na geladeira

Se você já abriu a geladeira e encontrou frutas murchas, verduras queimadas pelo frio ou sobras com cheiro estranho, saiba que não está sozinho. Conservar alimentos corretamente não é apenas uma questão de organização, mas também de segurança alimentar, economia e aproveitamento máximo dos produtos. Um armazenamento correto pode reduzir

Ar Condicionado

Dufrio marca presença na Febrava 2025, a maior feira de refrigeração da América Latina

De 09 a 12 de setembro de 2025, a Dufrio estará presente na Febrava, a principal feira da América Latina voltada para os setores de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar e Águas. O evento acontece no São Paulo Expo – SP e reúne os maiores players do

Ar-condicionado Hitachi
Ar Condicionado

Como um ambiente bem climatizado pode impulsionar seu negócio

Empreendedores sabem, a experiência do cliente e a produtividade da equipe caminham lado a lado. Em espaços comerciais, o conforto térmico tem papel direto nessa equação. Seja em um restaurante, consultório ou loja, um ambiente climatizado pode influenciar o tempo de permanência do cliente, a qualidade do atendimento e até