Leitura: 3min

Tabela de consumo de ar condicionado para calcular seus gastos

Dufrio Refrigeração

11 fev 2020

Compartilhe:

Tabela de consumo ar-condicionado

Você está pensando em comprar um ar condicionado mas ainda tem dúvida sobre o impacto que terá na sua conta de energia?

Então fique tranquilo! Como essa é uma dúvida comum entre os nossos clientes, nós preparamos um modelo de tabela de consumo de ar condicionado que vai te ajudar a fazer esse cálculo e organizar suas contas!

Modelo de tabela de consumo de ar condicionado

Primeiramente, antes de fazer o cálculo de gastos, você precisa se informar sobre o BTU e a potência (em watts) do aparelho. Mas o que é isso?

Entendendo o significado de BTU

BTU é a sigla para o termo “British Termal Unit”. Em português, isso significa Unidade Térmica Britânica. O BTU indica a potência térmica (ou seja, a capacidade de resfriamento ou de aquecimento) do ar condicionado.

Antes de fazer a sua compra é muito importante dimensionar o ar condicionado com uma calculadora de BTUs para garantir que você tenha o aparelho mais adequado de acordo com o lugar que quer refrigerar.

Dica: utilize a calculadora da Dufrio para descobrir quantos BTUs seu aparelho deve ter para climatizar bem o ambiente!

Esteja atento à potência em watts

O watt é a medida que indica a potência elétrica do aparelho. Ou seja, o quanto de energia elétrica seu aparelho precisa consumir para poder resfriar ou aquecer o ambiente.

Você precisa saber essas duas informações (potência elétrica e potência térmica) sobre o ar condicionado que vai comprar para poder estimar o gasto dele.

E agora, como calcular seus gastos? Siga o passo a passo!

Utilizando a tabela de consumo de ar condicionado acima como exemplo, siga esse passo a passo para calcular o gasto do aparelho que você está analisando:

1. Veja o modelo do aparelho. Por exemplo, vamos considerar um ar condicionado de 12.000 BTUS.

Ar condicionado split Midea
Ar Condicionado Split Hi Wall Springer Midea 1.2000 BTUs

2. Confira a potência dele em Watts. Por exemplo: o modelo de ar condicionado de 12.000 BTUS tem 1.450 W de potência.

3. Calcule quantos kWh seu aparelho consome por mês. Para isso, utilize a fórmula abaixo:

Fórmula para descobrir o kWh ar condicionado

Vamos usar o modelo acima como exemplo para você ver como aplicar essa fórmula:

Exemplo de fórmula para descobrir o kWh do ar condicionado

4. Depois de descobrir o consumo do seu aparelho em kwh/mês, é só multiplicar pela tarifa de energia da sua região. No exemplo da tabela, cada kwh/mês custa em torno de R$ 0,76. Por isso, o valor final fica R$ 267,60.

Qual ar condicionado vale mais a pena?

Agora que você já sabe como calcular os gastos do ar condicionado, fica mais fácil decidir o modelo ideal para você, não é mesmo?

Analise suas necessidades de consumo, faça o cálculo que sugerimos e saiba direitinho quanto você vai gastar antes de adquirir seu aparelho. Boas compras!

Veja agora como usar o ar condicionado de maneira eficiente!

Compartilhe:

Próximo...

O que precisa cuidar na rede elétrica para colocar um ar condicionado?

Você já fez a revisão da rede elétrica da sua casa antes de comprar um ar condicionado? Saiba que, para o equipamento funcionar bem, não basta se preocupar apenas com a potência e as funcionalidades. É preciso ficar atento às instalações da casa e outras especificações do aparelho para que

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.