Você está pensando em comprar um ar condicionado mas ainda tem dúvida sobre o impacto que terá na sua conta de energia?
Então fique tranquilo! Como essa é uma dúvida comum entre os nossos clientes, nós preparamos um modelo de tabela de consumo de ar condicionado que vai te ajudar a fazer esse cálculo e organizar suas contas!
Primeiramente, antes de fazer o cálculo de gastos, você precisa se informar sobre o BTU e a potência (em watts) do aparelho. Mas o que é isso?
Entendendo o significado de BTU
BTU é a sigla para o termo “British Termal Unit”. Em português, isso significa Unidade Térmica Britânica. O BTU indica a potência térmica (ou seja, a capacidade de resfriamento ou de aquecimento) do ar condicionado.
Antes de fazer a sua compra é muito importante dimensionar o ar condicionado com uma calculadora de BTUs para garantir que você tenha o aparelho mais adequado de acordo com o lugar que quer refrigerar.
Dica: utilize a calculadora da Dufrio para descobrir quantos BTUs seu aparelho deve ter para climatizar bem o ambiente!
Esteja atento à potência em watts
O watt é a medida que indica a potência elétrica do aparelho. Ou seja, o quanto de energia elétrica seu aparelho precisa consumir para poder resfriar ou aquecer o ambiente.
Você precisa saber essas duas informações (potência elétrica e potência térmica) sobre o ar condicionado que vai comprar para poder estimar o gasto dele.
E agora, como calcular seus gastos? Siga o passo a passo!
Utilizando a tabela de consumo de ar condicionado acima como exemplo, siga esse passo a passo para calcular o gasto do aparelho que você está analisando:
1. Veja o modelo do aparelho. Por exemplo, vamos considerar um ar condicionado de 12.000 BTUS.
2. Confira a potência dele em Watts. Por exemplo: o modelo de ar condicionado de 12.000 BTUS tem 1.450 W de potência.
3. Calcule quantos kWh seu aparelho consome por mês. Para isso, utilize a fórmula abaixo:
Vamos usar o modelo acima como exemplo para você ver como aplicar essa fórmula:
4. Depois de descobrir o consumo do seu aparelho em kwh/mês, é só multiplicar pela tarifa de energia da sua região. No exemplo da tabela, cada kwh/mês custa em torno de R$ 0,76. Por isso, o valor final fica R$ 267,60.
Qual ar condicionado vale mais a pena?
Agora que você já sabe como calcular os gastos do ar condicionado, fica mais fácil decidir o modelo ideal para você, não é mesmo?
Analise suas necessidades de consumo, faça o cálculo que sugerimos e saiba direitinho quanto você vai gastar antes de adquirir seu aparelho. Boas compras!
Veja agora como usar o ar condicionado de maneira eficiente!