Para trabalharmos corretamente na manutenção e instalação de aparelhos de ar-condicionado, é necessário utilizarmos sempre um ferramental de qualidade, tais como: conjunto de oxiacetileno, recolhedora de gás, bomba de vácuo, vacuômetro, conjunto de manifold, amperímetro, entre outros.
A manutenção preventiva é muito importante para evitarmos problemas futuros, como umidade no sistema. Para impedir que isso aconteça, é recomendável que, após a abertura de um circuito, seja realizado um bom vácuo evitando-se, assim, umidade, entupimento na válvula de expansão e gases não condensáveis.
Uma boa manutenção significa manter o equipamento ou sistema operando o mais próximo possível da condição ao qual ele foi concebido e fabricado.
Para um melhor controle das pressões, recomenda-se a instalação de um manômetro no lado debaixo do sistema. É fundamental cuidados com a inserção de óleo e, além disso, lembrar de, na quebra de vácuo com nitrogênio, purgar a mangueira.
Para evitarmos a fuga de gás do sistema, é importante evitar a frequência da retirada de pressão com manifold e procurar de forma preventiva vazamentos em soldas e juntas. Procure não aliviar a pressão da mangueira de alta do manifold para a baixa pressão, pois isso pode acarretar na entrada de umidade no circuito.
É interessante, também, após 3 horas do serviço de vácuo executado, verificar se existe aumento de pressão e também se algum vazamento na válvula de serviço ou problemas nas gaxetas, que costumam ser frequentes.
Operação: Conceitos que devem ser observados
A operação de um sistema, seja de refrigeração, ar-condicionado ou ventilação, é fundamental para a preservação de seus componentes.
Uma boa operação necessita de:
* Capacitação técnica do operador;
* Conhecimento e familiaridade com o sistema;
* Acesso ao manual do fabricante;
* Observar dia a dia os sinais do equipamento (ruído, vibrações, alarmes, etc), registrando todas as ocorrências;
* Entender e integrar-se às necessidades do cliente, seja para conforto ou atendendo a produção, e propondo eventuais adequações, visando uma economia energética.
* Entender que a operação é o elo de ligação entre consumidor, equipamento e manutenções corretivas.