Para o bom funcionamento do ar-condicionado, existe um componente imprescindível que pouca gente conhece, mas que é essencial para o sistema de refrigeração. Estamos falando do gás refrigerante.
Quem já não se deparou com situações em que a perda de eficiência do ar na refrigeração do ambiente era evidente, mas não soube qual era a real fonte do problema? Pois é, o “defeito” pode estar justamente na fuga de gás ou na falta dele.
Daí vem a pergunta: é comum isso acontecer? Comum na verdade não é, mas quando você sente que o ar vai deixando de refrigerar aos poucos, atenção! O problema pode estar na fuga do gás refrigerante, sim!
Isso acontece, na maioria das vezes por um vazamento no próprio aparelho ou nos tubos que ligam a evaporadora a condensadora. Lembrando sempre que a identificação de um possível vazamento deve ser feita por profissionais habilitados e a carga de gás, caso seja necessário repor, também.
O que é o gás refrigerante?
O fluido refrigerante, popularmente conhecido como gás refrigerante, é responsável pelas trocas térmicas em sistemas de refrigeração e climatização. Em síntese, trata-se de um produto químico capaz de absorver o calor ao mesmo tempo em que resfria o ambiente de forma constante.
Cuidado com fluidos refrigerantes de origem duvidosa
Conforme falamos anteriormente, a troca ou reposição do gás, quando houver necessidade, dever ser feita por um profissional experiente. Fluidos de origem e qualidade duvidosas podem prejudicar o seu aparelho de ar-condicionado. Por esse motivo, busque empresas de referência para evitar efeitos danosos ao seu equipamento.
Teste para evitar a fuga do gás refrigerante
Ao finalizar a instalação das linhas de cobre do ar-condicionado, o instalador deve realizar um teste para garantir que o sistema não está com fuga. Ele é chamado de teste de estanqueidade ou, popularmente, “teste de vazamento”. Esse teste consiste em pressurizar o sistema com nitrogênio por um determinado período, e verificar se a pressão interna baixou ou não. Caso seja detectado algum tipo de vazamento no sistema, ele pode ocorrer no aparelho, nas conexões das linhas de cobre ou nas soldas, quando houver.
Dica importante: fique atento se o instalador realizará esse teste, pois ele é essencial para evitar que não haja a necessidade de reposição de fluido refrigerante no futuro e gastos desnecessários. Saiba mais sobre o assunto aqui.