Apesar de não ser recente, já que foi desenvolvida pela Toshiba ainda na década de 1980, a tecnologia inverter é, sem dúvidas, uma das maiores aliadas na economia de energia atualmente.
Essa tecnologia baseia-se na regulação do fluxo de energia, através do controle da velocidade do compressor, usado em equipamentos como ar-condicionados, lavadoras e refrigeradores.
Isto é, o compressor inverter trabalha de forma mais eficiente, sem o “liga e desliga” dos compressores comuns, evitando picos e gasto desnecessário de energia.
Como funciona a tecnologia inverter em ar-condicionados, refrigeradores e máquinas de lavar?
No caso do ar-condicionado e refrigerador, o sistema inverter permite que o equipamento alcance a temperatura selecionada pelo usuário de forma mais rápida. Além disso, os aparelhos não sofrem oscilações de temperaturas, já que o compressor se mantém ligado.
Nos modelos tradicionais de ar-condicionado, o ventilador absorve o ar do ambiente e depois o compressor, com as serpentinas e gás refrigerante, resfria o ar e o devolve ao ambiente.
Cada vez que o ar entra e sai, o termostato mede a temperatura e desliga o compressor quando a temperatura selecionada é atingida, e o religa quando a temperatura muda.
Já nos modelos de ar-condicionado inverter, o compressor do ar-condicionado fica o tempo todo ligado, porém numa potência menor, sem ter que realizar um gasto de energia maior cada vez que a temperatura oscila.
Ademais, o mesmo acontece com os refrigeradores (geladeiras) inverter, cujos sensores detectam a temperatura do equipamento e controlam o nível de refrigeração.
Nesse caso, acontece o mesmo procedimento do ar-condicionado: o compressor se mantém ativo, garantindo a temperatura do equipamento selecionada pelo usuário.
Por outro lado, no caso das lavadoras inverter, o controle da rotação do compressor é influenciado pela quantidade de roupas de uma lavagem.
Nos modelos tradicionais, uma lavagem pode ter muitas rotações sucessivas e desnecessárias. Na versão inverter, a quantidade de ciclos é regulada, sem o uso de polias e correias, o que evita ainda a dispersão de energia.
Vantagens e desvantagens do sistema inverter
Além da economia de energia — que pode chegar a 40% em relação aos equipamentos comuns —, existem outros benefícios que tornam a compra de equipamentos com tecnologia inverter mais atrativa. Confira algumas vantagens:
- Os aparelhos com sistema inverter são mais silenciosos devido ao trabalho contínuo do compressor desses equipamentos.
- Apresentam desempenho geralmente melhor do que os equipamentos comuns.
- A durabilidade acaba sendo maior, devido ao funcionamento mais eficiente de peças como o compressor, e da não-utilização de peças como polias e correias, no caso das lavadoras.
- Algumas marcas fornecem garantia de até 10 anos para modelos de aparelhos inverter.
- Alguns modelos usam gás refrigerante ecológico (R410A), que não agride a camada de ozônio.
No entanto, é preciso considerar que essa economia de energia gerada pelos sistemas inverter nos equipamentos é sentida a cada mês.
Assim, isso estabelece um prazo médio para o retorno do investimento da compra do equipamento inverter, que geralmente é mais caro do que o equipamento comum.
Gostou do artigo? Então, confira mais informações sobre refrigeração e tecnologia inverter aqui no blog da Dufrio!