Leitura: 3min

Por que a tecnologia inverter é uma boa forma de economizar energia?

Dufrio Refrigeração

13 out 2020

Compartilhe:

Tecnologia inverter
Fonte: Pxhere

Apesar de não ser recente, já que foi desenvolvida pela Toshiba ainda na década de 1980, a tecnologia inverter é, sem dúvidas, uma das maiores aliadas na economia de energia atualmente.

Essa tecnologia baseia-se na regulação do fluxo de energia, através do controle da velocidade do compressor, usado em equipamentos como ar-condicionados, lavadoras e refrigeradores.

Isto é, o compressor inverter trabalha de forma mais eficiente, sem o “liga e desliga” dos compressores comuns, evitando picos e gasto desnecessário de energia.

Como funciona a tecnologia inverter em ar-condicionados, refrigeradores e máquinas de lavar?

No caso do ar-condicionado e refrigerador, o sistema inverter permite que o equipamento alcance a temperatura selecionada pelo usuário de forma mais rápida. Além disso, os aparelhos não sofrem oscilações de temperaturas, já que o compressor se mantém ligado.

Nos modelos tradicionais de ar-condicionado, o ventilador absorve o ar do ambiente e depois o compressor, com as serpentinas e gás refrigerante, resfria o ar e o devolve ao ambiente.

Cada vez que o ar entra e sai, o termostato mede a temperatura e desliga o compressor quando a temperatura selecionada é atingida, e o religa quando a temperatura muda.

Já nos modelos de ar-condicionado inverter, o compressor do ar-condicionado fica o tempo todo ligado, porém numa potência menor, sem ter que realizar um gasto de energia maior cada vez que a temperatura oscila.

Ademais, o mesmo acontece com os refrigeradores (geladeiras) inverter, cujos sensores detectam a temperatura do equipamento e controlam o nível de refrigeração.

Nesse caso, acontece o mesmo procedimento do ar-condicionado: o compressor se mantém ativo, garantindo a temperatura do equipamento selecionada pelo usuário.

Por outro lado, no caso das lavadoras inverter, o controle da rotação do compressor é influenciado pela quantidade de roupas de uma lavagem.

Nos modelos tradicionais, uma lavagem pode ter muitas rotações sucessivas e desnecessárias. Na versão inverter, a quantidade de ciclos é regulada, sem o uso de polias e correias, o que evita ainda a dispersão de energia.

Vantagens e desvantagens do sistema inverter

Além da economia de energia — que pode chegar a 40% em relação aos equipamentos comuns —, existem outros benefícios que tornam a compra de equipamentos com tecnologia inverter mais atrativa. Confira algumas vantagens:

  • Os aparelhos com sistema inverter são mais silenciosos devido ao trabalho contínuo do compressor desses equipamentos.
  • Apresentam desempenho geralmente melhor do que os equipamentos comuns.
  • A durabilidade acaba sendo maior, devido ao funcionamento mais eficiente de peças como o compressor, e da não-utilização de peças como polias e correias, no caso das lavadoras.
  • Algumas marcas fornecem garantia de até 10 anos para modelos de aparelhos inverter.
  • Alguns modelos usam gás refrigerante ecológico (R410A), que não agride a camada de ozônio.

No entanto, é preciso considerar que essa economia de energia gerada pelos sistemas inverter nos equipamentos é sentida a cada mês.

Assim, isso estabelece um prazo médio para o retorno do investimento da compra do equipamento inverter, que geralmente é mais caro do que o equipamento comum.

Gostou do artigo? Então, confira mais informações sobre refrigeração e tecnologia inverter aqui no blog da Dufrio!

Compartilhe:

Próximo...

Tudo o que você precisa saber sobre a vida útil do seu ar-condicionado e cuidados para prolongá-la

Você sabia que um ar-condicionado pode durar até 30 anos? Apesar de o tempo de vida útil desses aparelhos ser, em média, de 10 a 15 anos, se bem cuidados, esses equipamentos podem ser utilizados por décadas. Em geral, ar-condicionados usados em empresas tendem a durar menos tempo, cerca de

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.