Como recolher o gás do ar-condicionado? Primeiramente, saiba que este é um serviço delicado que exige a expertise de um profissional capacitado. Portanto, recomendamos que você peça a ajuda de um especialista para realizar o procedimento.
Vale lembrar que recolher o gás refrigerante do ar-condicionado é super importante para prevenir que o fluido vaze durante reparos, manutenção ou a retirada do aparelho, evitando, consequentemente, perdas financeiras e a contaminação do ar.
Então, se você é um profissional de refrigeração e quer entender melhor como recolher o gás do ar-condicionado, continue a leitura do conteúdo de hoje. Vamos explicar em mais detalhes como realizar este serviço com segurança!
Como recolher o gás do ar-condicionado? Passo a passo
Antes de tudo, coloque o ar-condicionado no modo Cool e verifique a pressão no interior do aparelho com a ajuda de um Manifold. A indicação deve estar entre 65 a 70 Psi (libra-força por polegada quadrada).
Além disso, tenha em mãos ferramentas de refrigeração adequadas, como a recolhedora de gás e a bomba de vácuo. Depois, siga o passo a passo abaixo que ensina como recolher o gás do ar-condicionado.
Primeira parte: retendo o gás do ar-condicionado
- Remova o ar e faça vácuo no botijão onde você deseja depositar o gás retirado do aparelho de ar-condicionado.
- Feche a válvula que joga o gás para fora do sistema de refrigeração com uma chave do tipo allen.
- Conte em torno de 15 segundos caso a tubulação tenha um metro (ou 20 segundos para tubulação de 5m).
- Feche a outra válvula para reter o gás dentro do aparelho.
- Após o fechamento das duas válvulas, desligue a central de ar.
- Solte os canos de tubulação conectados às válvulas.
Segunda parte: recolhendo o gás refrigerante
- Ligue uma mangueira do Manifold à linha de sucção e outra mangueira à bomba de vácuo ligada para fazer vácuo no interior do aparelho.
- Aterre todos os terminais do ar-condicionado.
- Abra novamente as válvulas de entrada a saída de gás.
- Conecte a mangueira da recolhedora de gás à válvula de baixa pressão.
- Conecte a recolhedora ao botijão onde vai ser depositado o gás.
- Acione o funcionamento automático da máquina recolhedora e acompanhe a retirada de gás através do manômetro.
- Assim que o manômetro indicar que o sistema está vazio, feche imediatamente as válvulas de gás.
Lembrando que existem dois tipos de recolhimento de gás do ar-condicionado: em pequenas quantidades em aparelhos residenciais (recolhimento passivo) e em grandes quantidades em aparelhos comerciais e de grande potência (recolhimento ativo).
É importante utilizar máquinas de bomba de vácuo e recolhedora de gás mais potentes para agilizar o processo de recolhimento ativo.
Quais os cuidados ter ao recolher o gás do ar-condicionado?
Um dos cuidados mais importantes ao recolher o gás do ar-condicionado é desligar o compressor do aparelho imediatamente após o esvaziamento do sistema. Caso contrário, pode haver danos.
Além disso, tenha atenção especial com o gás refrigerante ecológico (R410A), porque ele exerce uma pressão cerca de três 3 vezes maior dentro do sistema quando comparado aos outros tipos de gases.
Assim, é recomendado tomar cuidado para não forçar o compressor na hora de recolher o gás refrigerante.
Conclusão
Recolher o gás do ar-condicionado é um procedimento imprescindível dentre os cuidados com o desempenho e a durabilidade do aparelho. Além disso, o fluido pode ser reutilizado posteriormente, promovendo economia e mais sustentabilidade.
Para isso, é preciso ter as ferramentas adequadas. Conheça os equipamentos oferecidos pela Dufrio nos setores de materiais de instalação e de ferramentas de refrigeração.
Bom trabalho, e até a próxima!