Você conhece quais são os três tipos de detectores de vazamentos em equipamentos de ar-condicionado? Utilizando a seletividade como critério, eles podem ser enquadrados em uma dessas três categorias: não seletivo, seletivo para halogêneo ou específico para composto.
Outro método muito utilizado para encontrar vazamentos é acrescentar corantes fluorescentes ao sistema. Veja abaixo um breve resumo de cada detector:
– Detectores Não Seletivos: são aqueles que detectam qualquer tipo de emissão ou vapor presente, independente da composição química.
– Detectores Seletivos de Halogenados: utilizam um sensor especializado que permite detectar compostos que contenham flúor, cloro, bromo e iodo sem interferência de outras espécies.
– Detectores Específicos para Compostos: os detectores mais complexos, que são também os mais caros, são detectores específicos para compostos. Essas unidades têm como principal característica a capacidade de detectar a presença de um único composto, sem a interferência de outros compostos.
– Corantes Fluorescentes: Os corantes fluorescentes têm sido utilizados em sistemas de refrigeração por vários anos. Esses corantes, invisíveis sob iluminação normal, mas visíveis com luz ultravioleta (UV), são utilizados para indicar com precisão vazamentos em sistemas. Os corantes são tipicamente colocados no lubrificante de refrigeração quando é feita alguma manutenção no sistema. Os vazamentos são detectados utilizando uma luz UV para procurar corantes que tenham escapado do sistema.
Paulo Neulaender
Fonte : Abrava Você Sabia