O mercado de refrigeração tem ampliado cada vez mais as opções de fluidos refrigerantes para uso em equipamentos como o ar-condicionado. Com a maior oferta desse tipo de produto, os profissionais que lidam diretamente na instalação e manutenção de ar-condicionado devem assumir uma postura mais atenta à escolha desse componente.
Essa recomendação é importante para evitar o uso de fluidos refrigerantes de origem suspeita que podem ocasionar sérios problemas, como baixo rendimento, aumento do consumo de energia e danos ao compressor. Mas o principal: pode colocar em risco a segurança dos profissionais (técnicos e instaladores).
Quer saber como realizar uma compra segura de fluidos refrigerantes?
Veja algumas dicas abaixo:
Fique atento na hora da compra, se o produto é adequado à aplicação que se pretende fazer.
No rótulo precisa constar:
*nome ou marca;
*origem (nacional ou importado);
*razão social e CNPJ do fabricante;
*endereço e telefone;
*características de composição;
*número do lote e peso líquido.
Verifique as condições da embalagem e se existem vazamentos ou danos no lacre e nas etiquetas;
Procure conhecer a origem do fluido refrigerante avaliando o fabricante;
Exija a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).
Dica final: A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), que deve ser entregue pelo fornecedor junto com o produto, traz informações valiosas para o correto armazenamento dos fluidos refrigerantes. Evitar a exposição à luz, ao sol e à umidade são algumas delas. Atenção a elas!
Por último, desconfie sempre de preços inferiores àqueles praticados pelo mercado. Verifique também se a empresa que está vendendo o produto conta com responsável técnico, se tem licença de comercialização do fluido e se oferece suporte ao cliente. Ao adquirir fluidos refrigerantes, toda a documentação sobre o produto deve ser exigida do fornecedor. É a melhor forma de evitar que você adquira fluidos refrigerantes adulterados.
Na Dufrio, você encontra os melhores fluidos refrigerantes do mercado. Entre em contato conosco e saiba mais!
Fonte: Chemours e Clube da Refrigeração