Leitura: 3min

Importância do Teste de Vazamento ou Estanqueidade – Primário e Secundário

Dufrio Refrigeração

17 out 2016

Compartilhe:

Após a instalação da infraestrutura é imprescindível a realização do testes de pressão nas linhas de cobre. O recomendado é que o teste seja realizado com Nitrogênio nas pressões de  Max. 300 PSI em Split’s convencionais e Max. 600 PSI em sistemas VRF, seguindo duas etapas primária e secundária, para ter garantia que o sistema não apresentará vazamentos futuros.

Atenção! Nos testes de vazamentos principalmente em sistemas VRF, são utilizadas pressões de até 600 Psi, por isso é fundamental a utilização de válvulas reguladoras de pressão na saída dos cilindros de nitrogênio, em campo muitas vezes nos deparamos com mangueiras conectadas diretamente na saída do cilindro ou com os manifolds das válvulas reguladoras quebrados, esta prática tem um risco muito grande e pode causar acidentes letais.

Teste Primário

No teste primário é pressurizado somente as linhas de cobre conforme diagrama abaixo, os pontos a serem verificados são as soldas se houver.

 

teste-primario
Exemplo de teste primário em sistema Split
teste
Exemplo de teste primário em sistemas VRF

Teste Secundário

No teste secundário todo o sistema é pressurizado, sendo recomendado a estanqueidade por 24 horas, os pontos a serem verificados são as conexões flanges, serpentinas das unidades internas e externas caso apresente oscilação na pressão do manifold.

Importante: O teste de estanqueidade em sistemas VRF não pode passar de 24 horas, devido a possibilidade do nitrogênio migrar para dentro do sistema.

teste-secundario
Exemplo de teste secundário em sistema Split

Fique atento

O nitrogênio pode oscilar sua pressão conforme a temperatura externa, o que muitas vezes nos leva a uma percepção errada pensando que há vazamento, por isto fique atento a formula de correção abaixo e quando finalizar o processo de pressurização anote a temperatura externa e a pressão que deixou no sistema.

A pressão de Nitrogênio varia 1,45 PSI a cada grau Celsius de temperatura.

Exemplo:

Temperatura Externa na hora da carga: 24 ºC

Carga de Nitrogênio: 600 PSI

24 horas depois

Temperatura Externa: 22 ºC (diferença de 2 ºC da hora da carga)

Carga de Nitrogênio:  =  600 PSI – (2 x 1,45) =  597 PSI OK Sem vazamento!

Se a pressão for abaixo de 597 PSI, verificar soldas e conexões!

Referências: VRF system installation Midea, Guia de Instalação Multi V boas práticas.

Compartilhe:

Próximo...

Comece Economizando com LED, na Dufrio Tem!

LED são as iniciais em inglês de Diodo emissor de Luz, ele é um dispositivo semicondutor que emite luz com um determinado comprimento de onda quando polarizado na posição direta. Isso quer dizer,

Leia também

consumo de energia do ar-condicionado
Ar Condicionado
Dicas
Dicas de Economia

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos mais úteis em residências e empresas, especialmente em países de clima tropical como o Brasil. No entanto, também é um dos que mais geram dúvidas quando o assunto é consumo de energia. Muitas pessoas acreditam em mitos que podem levar a práticas ineficientes, enquanto

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Capacitores de ar-condicionado

Os capacitores são componentes fundamentais nos sistemas de refrigeração, desempenhando um importante papel no funcionamento dos motores que acionam tanto o compressor quanto os ventiladores. Eles ajudam a garantir o desempenho eficiente do sistema, fornecendo a energia necessária para o motor iniciar e manter sua operação de forma constante. No

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

Como manter o conforto térmico com economia de energia e sem sustos na conta de luz

Em tempos de temperaturas elevadas, todo mundo busca maneiras de manter a casa mais fresca. Mas será que dá para ter conforto térmico com economia de energia? A boa notícia é que sim! Com pequenas mudanças de hábito, manutenção adequada e a escolha do ar-condicionado ideal, é possível atravessar o

Ar Condicionado
Comercial
Conteúdo para Instalador

IA na climatização: o que é e como funciona?

A tecnologia vem transformando cada aspecto do nosso dia a dia e os sistemas de climatização não ficam de fora. A inteligência artificial (IA), que já impacta setores como saúde, mobilidade e comunicação, agora chega com força aos aparelhos de ar-condicionado, inaugurando uma era de conforto, eficiência energética e conectividade.