O uso da energia solar vem crescendo fortemente no Brasil e no mundo. A possibilidade de autonomia na geração de energia, a economia na conta de luz e o fato de ser sustentável são alguns fatores para esse avanço. Com uma adesão cada vez maior, surgem dúvidas como: “quais aparelhos em casa funcionam com energia solar?”.
O Brasil, que puxa o crescimento da energia solar na América Latina, já conta com mais de 6 GW de capacidade instalada de energia solar, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Esse número é consolidado por projetos de sistemas de geração de energia solar instalados em empresas, mas também em residências.
Atualmente existem pelo menos 3 tipos mais comuns de sistemas de energia solar: on-grid, off-grid e híbrido (que combina estes dois primeiros modelos). Continue lendo este post para conhecer mais sobre esses sistemas e como eles podem gerar energia para o uso de eletrodomésticos, por exemplo.
Quais as diferenças e como funcionam os sistemas de geração de energia solar?
Ambos os modelos de sistemas, on e off-grid, geram energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas. Estas podem ser instaladas no local (telhado ou solo), onde será consumida a energia, mas também em locais distantes do ponto de consumo (usinas remotas).
A diferença essencial entre os tipos de sistemas é que o on-grid depende da rede pública de energia. Isto é, o sistema é conectado à rede elétrica da concessionária de energia.
Diante disso, caso o usuário produza uma quantidade de energia maior do que a necessária para o uso dele, o excedente pode ser cedido à concessionária — o que gera um crédito de energia. Este crédito pode ser usado pelo dono do sistema de energia solar em até cinco anos.
Já o sistema off-grid proporciona uma autonomia maior de energia, visto que não depende da rede pública de energia para funcionar. Esse tipo de sistema conta com baterias — o que encarece o sistema — que acumulam a energia gerada pelas placas solares. Assim é mais indicado para locais remotos, sem acesso à rede elétrica.
Em ambos os tipos de sistemas, as placas transformam a energia solar em energia elétrica, com Corrente Contínua (CC). Esta, por sua vez, é convertida em Corrente Alternada (CA) pelo inversor, contido nos sistemas.
Quais aparelhos residenciais funcionam com energia solar?
A Corrente Alternada gerada pelas placas de energia solar serve para alimentar vários aparelhos de uma residência, como ar-condicionados, geladeiras, entre outros equipamentos.
Ou seja, a energia gerada por sistemas fotovoltaicos pode ser usada por qualquer aparelho eletrônico/eletrodoméstico.
Mesmo aparelhos que usam CC para o seu funcionamento, como laptops e celulares, podem se utilizar dessa energia fotovoltaica. Pois, esses equipamentos apresentam conversores, que alteram a CA, gerada pelo sistema de energia solar, para CC.
Conclusão
Esperamos que você consiga entender melhor, com este post, como funcionam os sistemas de geração de energia solar e por que o uso dessa matriz energética vem crescendo tanto nos últimos anos.
Além disso, acreditamos que, com este conteúdo, fique mais claro como esses sistemas podem ser usados para o funcionamento de aparelhos de casa.
Quer saber mais informações sobre esse e outros assuntos? Acesse o blog da Dufrio!