Você sabe como funciona a coifa? Ela serve para eliminar a gordura e fumaça geradas durante o preparo de alimentos. Ultimamente, a coifa vem se firmando também como um equipamento de decoração, que completa muito bem o visual de cozinhas modernas e funcionais.
Já falamos aqui no blog da Dufrio sobre os diferentes tipos de coifa e como escolher o melhor modelo. No post de hoje, saiba como é o funcionamento deste eletrodoméstico e quais são os modos de uso da coifa.
Como funciona a coifa?
A coifa possui basicamente dois modos de funcionamento: depurador e exaustor.
O modo exaustor é mais eficiente do que o modo depurador, porém exige a instalação de uma tubulação específica.
Nós explicamos em outro conteúdo aqui no blog as principais diferenças entre coifa e depurador. Confira no link ao lado para entender em mais detalhes!
De maneira geral, grande a vantagem da coifa é que ela é um aparelho mais completo, agregando as duas funcionalidades. Ou seja, é possível usar a coifa apenas como depurador, mas também usar o modo mais potente. Veja:
Como funciona o modo depurador da coifa?
No modo depurador, a coifa “limpa” o ar da cozinha através de um sistema de filtragem utilizando carvão ativado.
Ela captura a fumaça ou o ar quente e gorduroso proveniente do processo de preparo dos alimentos, que é absorvido por filtros metálicos no interior do equipamento.
Depois, este mesmo ar passa pelos filtros de carvão ativado e então é devolvido ao ambiente. Quando retorna à cozinha, o ar está livre de odores e outras impurezas.
Em outras palavras, a coifa em modo depurador apenas filtra o ar, mas não o renova. Além disso, não elimina 100% das impurezas.
Embora seja menos eficiente, a maior vantagem de usar a coifa no modo depurador é que ela não exige instalação de tubulação. É mais prático, já que você não precisa quebrar parede nem realizar nenhuma obra.
O único cuidado que você precisa ter neste caso é com a troca do filtro, que deve ser realizada periodicamente para garantir que o ar vai estar sendo filtrado corretamente.
Como funciona o modo exaustor da coifa?
Por outro lado, o modo exaustor é mais eficaz para eliminar fumaça, odores e impurezas em geral.
Quando está ativada neste modo, a coifa captura o ar “contaminado” da cozinha e o joga para fora da residência por meio da tubulação, fazendo a renovação do ambiente com o ar puro que vem do exterior.
Para a coifa funcionar no modo exaustor, é preciso haver uma saída de ar para a rua, como uma chaminé. Por isso, a instalação aqui é mais complexa.
O ponto positivo é que em torno de 90% das impurezas são eliminadas com a coifa no modo exaustor. Ótimo para deixar o ambiente livre dos rastros de frituras e odores desagradáveis.
Conclusão
Agora que você já sabe os diferentes modos de funcionamento da coifa, qual é a melhor maneira de usá-la?
Depende das suas necessidades. Para quem mora em apartamento ou não pode fazer reformas, o modo depurador é o mais indicado. Ele também atende bem quem usa pouco o fogão.
Por outro lado, quem cozinha com bastante frequência e tem o costume de fazer frituras provavelmente vai precisar usar o modo exaustor para dar conta da limpeza do ar.
Neste caso, recomendamos buscar mão-de-obra especializada para fazer a instalação correta do aparelho.