O armazenamento inteligente de alimentos leva em consideração o fato da variação de temperatura em um refrigerador. Dessa forma, as prateleiras das portas e as prateleiras superiores tendem a ser mais quentes do que as prateleiras inferiores e outros compartimentos. Assim, você deve conhecer melhor como organizar sua geladeira.
Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo especial voltado para que seu aparelho possa render o máximo possível. Confira!
Alimentos na porta
Em testes de desempenho de temperatura, que ocorrem em câmaras climatizadas, onde o ambiente é de 43° C, o valor térmico na porta sobe alguns graus acima do compartimento principal.
É quente demais para leite e ovos, apesar do fato de que muitas geladeiras têm caixas de porta de galão e compartimentos em forma de ovo que parecem locais ideais para esses itens. Em vez disso, reserve a porta para itens que podem suportar condições mais quentes, incluindo o seguinte:
- manteiga;
- condimentos;
- suco;
- óleos de cozinha;
- refrigerante;
- água.
Querendo economizar? Veja os modelos mais econômicos de geladeiras aqui!
O compartimento de carne
Essa opção de armazenamento é mais comum em freezers com porta francesa, onde normalmente fica embaixo das gavetas mais frescas. É um recurso útil, especialmente se a temperatura puder ser ajustada para melhor acomodar uma variedade de alimentos — mais frio para carnes curadas, por exemplo, e mais quente para um prato de canapés. Aqui estão os itens que pertencem o compartimento:
- bacon;
- queijos;
- carnes frias;
- cachorro-quente.
As gavetas de refrigeração
As gavetas Crisper são projetadas para frutas, verduras e legumes. Em muitos refrigeradores, a umidade pode ser ajustada de alta, ideal para a maioria dos vegetais murchando, a baixa, melhor para muitas frutas.
Além de alguns vegetais com casca fina que gostam do ar um pouco mais secos. Mesmo que suas gavetas mais frescas não sejam ajustáveis, a divisão a seguir ajudará no máximo de frescor, mantendo juntos os produtos com reações semelhantes.
Gaveta de baixa umidade
- maçãs;
- abacates (uma vez maduros);
- uvas;
- cogumelos;
- pêssegos, peras, ameixas, nectarinas (uma vez maduros);
- pimentas;
- melão (uma vez maduro);
- abóbora de verão.
Gaveta de alta umidade
- brócolis;
- cenoura;
- couve-flor;
- cebolinha;
- folhas verdes.
As prateleira inferior
A prateleira inferior, geralmente localizada no meio da geladeira, tende a ser a parte mais fria da geladeira. Isso o torna ideal para o armazenamento de itens que são mais suscetíveis ao desenvolvimento de bactérias prejudiciais, incluindo o seguinte:
- ovos (em sua embalagem original);
- leite;
- peixe cru, carne e aves (em bandejas para coletar respingos de modo a não contaminar outros alimentos).
A prateleira superior
As prateleiras superiores, por outro lado, são a parte mais quente, com temperaturas frequentemente atingindo cerca de 4,5° C. Está quente demais para leite e ovos, embora iogurte seja aceitável porque é fermentado. Aqui está a lista do que armazenar na prateleira superior, assim saberá organizar a geladeira.
- compota e geleia;
- sobras (grandes quantidades devem ser transferidas para vários recipientes pequenos para que esfriem mais rápido. Posicione na frente da geladeira para não esquecê-los);
- manteiga de amendoim;
- lanches (como homus e copos de frutas);
- iogurte.
Um destaque
Saber o que vai na geladeira pode evitar que se estrague. Você também precisa saber quais alimentos não devem ser colocados na geladeira em primeiro lugar. Aqui está uma olhada nessa lista:
- bananas;
- pão;
- café;
- alho;
- cebola (mantenha longe de batatas);
- batatas;
- tomates.
Veja algumas dicas de como escolher a geladeira ideal para sua casa!
Por fim, pare de jogar dinheiro fora em comida estragada! Agora você já sabe como organizar a geladeira. Aproveite as dicas e coloque em prática para não desperdiçar alimentos. Isso ajudará para que sua geladeira esteja sempre em ordem e bem organizada.