Está escolhendo seus eletrodomésticos e ficou em dúvida sobre a diferença entre inox e evox? Calma! Nós vamos esclarecer o que são e quais as vantagens de cada um para você ter mais propriedade na hora da compra.
O acabamento em inox provavelmente você já conhece, não é? Há tempos ele vem sendo o queridinho dos consumidores quando o assunto é decoração da cozinha por conta da qualidade e do visual sofisticado que ele traz!
Já o acabamento evox, mais recente no mercado, é considerado uma alternativa ao inox. Mas sua constituição química e propriedades são bem diferentes. Quer saber mais? Entenda a diferença entre inox e evox no post de hoje! 🙂
O que é o aço inox?
O aço inox é um tipo de acabamento muito utilizado em eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar, microondas e fogão. É uma liga metálica constituída de no mínimo 10,5% de cromo.
Essa é a porcentagem mínima obrigatória porque o cromo é justamente a substância responsável por tornar o material mais resistente ao calor, à corrosão, ao desgaste e à ferrugem. Por isso, o nome “inox”, abreviação de “inoxidável”.
Tendo essas características, a vantagem do acabamento inox é a resistência e a durabilidade. Além do visual metálico diferenciado, os eletrodomésticos em inox têm vida útil superior e mantêm a aparência de novo por muito mais tempo.
Além disso, o aço inox facilita muito a limpeza, e o design moderno junto ao acabamento brilhoso são a combinação perfeita para cozinhas mais modernas e requintadas!
E o que é acabamento evox?
A grande diferença entre inox e evox está na constituição química dos dois materiais. O evox é um tipo de aço mais comum do que o inox, formado apenas por ferro e carbono.
Para ficar mais resistente, adiciona-se ao aço uma camada de zinco (que protege contra a oxidação e a umidade) e uma camada de tinta ou verniz, conferindo proteção extra.
No final, o visual do acabamento evox fica menos brilhoso e metálico. Então é uma boa alternativa para quem prefere eletrodomésticos mais escuros e foscos, mas sem deixar de lado a resistência contra os efeitos do meio ambiente.
O evox também é prático, fácil de limpar e dá um toque de modernidade ao ambiente, podendo ser combinando facilmente com outras cores e elementos da cozinha!
Porém, vale ressaltar que o acabamento evox exige mais cuidados contra quedas, manchas e arranhões. Se a camada de zinco e tinta aplicada ao equipamento é danificada, a proteção contra o calor e a corrosão também acaba sendo comprometida.
Diferença entre inox e evox: qual é o melhor?
Essa resposta depende das suas preferências e necessidades. O evox tem suas vantagens — por exemplo, o visual agrada mais algumas pessoas —, mas o inox costuma ser mais resistente e durável.
Quanto ao preço, normalmente ambos se equivalem, com pequenas variações conforme e o modelo e a marca fabricante.
Então, agora que você já sabe a diferença entre inox e evox, avalie as suas prioridades e procure os eletrodomésticos que oferecem melhor custo-benefício para você! Boas compras!